Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sistema de scanner em presídios diminui tempo de atendimento em 1h30

Dois aparelhos de scanners adquiridos pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul já estão em uso. Um no PTran (Presídio de Trânsito de Campo Grande) e outro no Centro Penal da Gameleira e no primeiro fim de semana de uso ele diminuíram em 1 hora e 30 minutos o tempo de espera na fila […]
Arquivo -

Dois aparelhos de scanners adquiridos pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul já estão em uso. Um no PTran (Presídio de Trânsito de Campo Grande) e outro no Centro Penal da Gameleira e no primeiro fim de semana de uso ele diminuíram em 1 hora e 30 minutos o tempo de espera na fila pelo atendimento. Neste fim de semana os equipamentos foram ativados e segundo informou o diretor do PTran, Claudiomar Suszek, foi nítida a velocidade dos atendimentos.

Conforme a assessoria de imprensa da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), no primeiro dia de funcionamento, a média de tempo de atendimento por cada visitante, que era de 5 minutos, caiu para 7 segundos. “Isso por que teve o tempo de cadastro de cada visitante no sistema. O que traz uma demora maior”, informou a secretaria

Ao todo o Governo do Estado adquiriu cinco equipamentos de scanners, investimento de R$ 1.919.000,00, porém, os outros três, que ficarão nos presídios de Dois Irmãos do Buriti, e ainda não estão em uso e tem previsão de estarem em funcionamento em no máximo de 15 dias.

Os detalhes de funcionamento da nova tecnologia para início da utilização nas penitenciárias foram apresentados na sexta-feira (18) ao titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, ao diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Aud de Oliveira Chaves e o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), André Luiz Santiago.

Outros dez equipamentos estão em fase final de licitação, com previsão de serem disponibilizados ainda neste primeiro trimestre. Os recursos são oriundos do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) e a aplicação atende às diretrizes do estabelecidas pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

As penitenciárias que receberão o equipamento em Campo Grande são: Presídio de Segurança , Instituto Penal, Presídio Feminino, Casa do Albergado e Presídio da Gameleira (que será inaugurado). Já no interior serão beneficiados: Penitenciária Estadual de Dourados, Penitenciária de Três Lagoas, Estabelecimento Penal de Corumbá, Unidade Penal de Ponta Porã e Penitenciária de Naviraí.

Além desses 15 equipamentos que já estão garantidos, o Governo do Estado está em tratativas com o Depen para receber repasse para a compra de mais 20 scanners.

Na demonstração de sexta-feira, o representante da empresa VMI Security Systems, fornecedora do equipamento, André Luís da Silva Henrique, enfatizou que os aparelhos contam com sistema dual view, ou seja, fazem duas imagens, sendo uma de corpo inteiro e outra específica para a área do abdome, garantindo eficácia à visualização.

Outra vantagem, conforme o especialista, é que podem ser interligados com outros sistemas da Agepen e da segurança pública para compartilhamento de informações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Últimas Notícias

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada