PMCG

Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (), por meio da Superintendência das Políticas Educacionais (Suped) e Secretaria Municipal de Cultura e (Sectur), lançou na tarde desta quinta-feira, a 1ª Semana Literária na Rede Municipal de Ensino de e o 2º Festival de Contação de Histórias. Os dois eventos serão realizados entre os dias 18 e 23 de novembro. Mais do que estimular a leitura entre os alunos, a Semana Literária tem a proposta de fazer com que as escolas desenvolvam trabalhos de pesquisa relacionados a aspectos literários e artísticos.

A programação irá contar com apresentações culturais, palestras, mesas-redondas, exposições, saraus e diversas manifestações artísticas. O objetivo também é promover a reflexão sobre a pertinência das leituras como fontes primárias da sabedoria, além de fomentar a participação em evento literário de estudantes, professores e comunidade escolar da Reme.

A secretária-adjunta municipal de Educação, Soraia Campos, destacou que as unidades da Reme já desenvolvem trabalhos nas bibliotecas escolares com ênfase na literatura e ressaltou a importância de levar esse hábito também para a família. “Precisamos tirar um tempo do dia para incentivar a cultura, a leitura e conversar com nossos filhos, netos e sobrinhos sobre arte, saindo um pouco desse mundo cibernético que vivemos”, disse.

A assessora institucional da Sectur, Karine Dias, ressaltou que a secretaria está aberta a parcerias e ações que incentivem o protagonismo artístico dos alunos. “Estamos sempre de portas abertas para essas ações porque os futuros artistas são os alunos. É uma sementinha que vocês estão colocando na cabeça dessas crianças”, pontuou.

A realização do evento prevê ações centralizadas e descentralizadas nas escolas e no encerramento, uma exposição no vai marcar todas ações desenvolvidas durante a semana. Paralelo a Semana Literária, a Sectur irá realizar, na biblioteca do Horto, oficinas de contação de histórias, que também serão desenvolvidas em algumas escolas da Reme, segundo o professor João Batista Cunha Silveira, coordenador do grupo de trabalho que reúne técnicos de diversos setores da Suped.

Homenagem

Ainda segundo o coordenador, 2019 é o Ano Internacional das Línguas Indígenas, por isso a Semana Literária irá homenagear a diversidade da cultura indígena por meio de intervenções, como palestras e apresentações. “As escolas tem autonomia para construir seu próprio calendário de ações, mas a ideia do evento é ser agregador e garantir um espaço para as questões étnico-raciais”, ponderou.

A professora Adriana Cercariolli Suzuki, que atua na biblioteca da escola “Múcio Teixeira Júnior” acredita que a parceria com a Sectur vai fortalecer a visibilidade dos projetos já realizados pelas bibliotecas escolares. “É um canal onde esses trabalhos poderão transitar e chegar às diversas secretarias da gestão. Também é um  chamamento aos pais e responsáveis para estimularem a leitura entre os filhos porque os alunos mediadores de leitura recontam esses trabalhos em casa e envolvem toda a família”, disse.

As escolas que desejam participar da Semana Literária devem fazer a adesão até o dia 28 de outubro pelo link abre.ai/liare_2019.