Pular para o conteúdo
Cotidiano

Semadur apresenta legislação e discute gestão dos resíduos sólidos com empresários

Assessoria Nesta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) participou do Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos – Campo Grande, que teve como objetivo disseminar e orientar os grandes geradores quanto à obrigatoriedade de coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos gerados pelos estabelecimentos e empreendimentos. ...
Arquivo -

Assessoria

Nesta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) participou do Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos – , que teve como objetivo disseminar e orientar os grandes geradores quanto à obrigatoriedade de coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos gerados pelos estabelecimentos e empreendimentos.

Durante o evento, o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, apresentou as Legislações que norteiam a temática ‘Resíduos Sólidos’ e as ações que estão sendo implementadas pela Prefeitura de Campo Grande com relação à gestão dos mesmos. “A Semadur é o órgão responsável pela fiscalização ambiental e, a intenção da administração pública não é punir e sim estabelecer mecanismos para o cumprimento das leis. Entendemos que é fundamental a conscientização dos empresários com relação a sua responsabilidade socioambiental além do comprometimento de todos os envolvidos nessa cadeia dos resíduos. Temos hoje uma gestão que comprometida com a questão ambiental” enfatizou.

Ainda em sua apresentação, Luís Eduardo destacou a futura aquisição de software que auxiliará a gestão e fiscalização dos grandes geradores “Estamos trabalhando para que possamos adquirir ferramentas cada vez mais modernas para a realização de um trabalho consistente e cada vez mais ágil” pontuou.

Foi apresentado e debatido o Decreto n. 13.653/2018, que regulamenta a obrigatoriedade de coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos e disposição final dos rejeitos provenientes dos grandes geradores. Além da Lei n. 12.305 de 2010 que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Tais leis regulamentam e versam sobre o sistema de gestão dos resíduos sólidos e a responsabilidade pela coleta, transporte, tratamento, destinação dos respectivos resíduos sólidos e disposição final dos rejeitos. São considerados Grandes Geradores pessoas físicas ou jurídicas, os proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e industriais, terminais rodoviários e aeroportuários, entre outros cujo volume de resíduos sólidos gerados seja superior a 200 (duzentos) litros/dia ou 50 (cinquenta) quilogramas/dia.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou a importância da ampla discussão sobre o assunto que abrange a classe empresarial “Todos estão cientes das suas responsabilidades e estamos aqui para auxiliar os pequenos negócios a se regularizarem. Além da possibilidade de novos mercados pois o que seria resíduo para um poderá ser a matéria-prima para outro. O que poderá resultar em economia para os empresários e preservação ambiental”.

O empresário Eduardo Fornari, proprietário de um restaurante da Capital, participou do Workshop demonstrando como sua empresa já se preocupa com a segregação dos resíduos e salientou a importância da classe empresarial para o desenvolvimento sustentável. “Estamos cientes com relação à legislação, mas não é somente essa a questão, devemos ter um pensamento coletivo, de construir alternativas junto com o poder público que resultem numa melhoria para todos. E assim impactar a nossa cidade de uma forma positiva, está na hora de fazermos a diferença” afirmou.

O evento foi proposto pelo Sebrae/MS e, dele, participaram microempreendedores individuais, microempresas, potenciais empreendedores, potenciais empresários, acadêmicos e servidores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo

Esportes

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro assumiu o controle do jogo

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

A seleção brasileira tem amplo domínio histórico na Copa América, criada em 1991

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado