Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sabe como os peixes serão recolocados no lago do Parque das Nações?

O desassoreamento do lago no Parque das Nações Indígenas, feito pela Prefeitura, encerrou os trabalhos no mês de agosto e até o momento ainda não houve continuação no processo de abastecimento do lago. O andamento da obra é de responsabilidade do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) que, até o momento, […]
Arquivo -
O andamento dos reparos está sobre a responsabilidade do Imasul que
O andamento dos reparos está sobre a responsabilidade do Imasul que

O desassoreamento do lago no Parque das Nações Indígenas, feito pela Prefeitura, encerrou os trabalhos no mês de agosto e até o momento ainda não houve continuação no processo de abastecimento do lago. O andamento da obra é de responsabilidade do Imasul (Instituto de de Mato Grosso do Sul) que, até o momento, ainda não retomou os trabalhos e nem deu prazo para que o enchimento total do lago.

De acordo com o biólogo José Milton Longo, com exceção dos peixes que foram capturados e que deverão ser recolocados no lago, a fauna aquática do local deverá levar um tempo até estabilizar, pois somente com um certo período é que os outros organismos se farão presentes, como o fitoplâncton (conjunto dos organismos planctônicos vegetais), os bentos e outros organismos aquáticos que fazem parte da cadeia alimentar.

Já a flora do entorno não foi afetada e continua a oferecer recurso para a fauna, como flores, frutos e abrigo. “Entretanto a preocupação maior seria mesmo em relação às condições do lago, como a qualidade da água e a oferta de alimentos para os diferentes grupos da comunidade aquática”, diz o biólogo.

Peixe fora d’água

Segundo o biólogo, o desassoreamento foi uma ação necessária, mas o disciplinamento das águas superficiais do entorno e que contribuem para o processo erosivo, deve ser priorizado no contexto da urbana. “Assim aumentaria a vida útil do lago e ações corretivas como estas não seriam preciso, ou seja, atuar em uma economia de recursos para ter menos impactos no meio ambiente”, afirma.

O lago foi completamente modificado com o esgotamento da água e com isso os animais que dependem deste tipo de ambiente para sobreviver se ausentaram da área, como as aves aquáticas, capivaras e outros organismos.

Para José Longo, o assoreamento já estava levando as alterações do ambiente com a deposição de sedimentos e colonização destas áreas por vegetação. “Sobre a intervenção feita para retirada dos sedimentos visando aprofundar o lago (que é artificial) achei bem pertinente, mas ressalto que as obras deveriam ser realizadas mais rapidamente, para possibilitar um retorno às condições iniciais e assim permitir a volta dos animais e a recolonização da área”, explica José.

Continuação da obra

De acordo com a Prefeitura, o lago foi entregue oficialmente ao Imasul (que gerencia o Parque das Nações), para reparos nas paredes de gabião no entorno do espelho d’água e fechamento das comportas. Após isso, em dois dias o lago estará cheio, com 250 mil metros cúbicos de água retidos do Córrego Prosa.

O Jornal Midiamax tentou contato com a (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), responsável pelo Imasul, para saber como está o cronograma de trabalho de recuperação do lago, mas até o momento não houve retorno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Jovem até então desaparecida é encontrada em Três Lagoas

Últimas Notícias

Brasil

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Cerca de 10% dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve parcial

Mundo

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar

Cotidiano

Amigos fazem vaquinha para ajudar mecânico Leonardo que sofreu grave acidente

Sofreu um grave acidente de moto na Avenida Vitor Meirelles

Polícia

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de marido

Os policiais encontraram a autora em um bar