Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sabe como os peixes serão recolocados no lago do Parque das Nações?

O desassoreamento do lago no Parque das Nações Indígenas, feito pela Prefeitura, encerrou os trabalhos no mês de agosto e até o momento ainda não houve continuação no processo de abastecimento do lago. O andamento da obra é de responsabilidade do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) que, até o momento, […]
Arquivo -
O andamento dos reparos está sobre a responsabilidade do Imasul que
O andamento dos reparos está sobre a responsabilidade do Imasul que

O desassoreamento do lago no Parque das Nações Indígenas, feito pela Prefeitura, encerrou os trabalhos no mês de agosto e até o momento ainda não houve continuação no processo de abastecimento do lago. O andamento da obra é de responsabilidade do Imasul (Instituto de de Mato Grosso do Sul) que, até o momento, ainda não retomou os trabalhos e nem deu prazo para que o enchimento total do lago.

De acordo com o biólogo José Milton Longo, com exceção dos peixes que foram capturados e que deverão ser recolocados no lago, a fauna aquática do local deverá levar um tempo até estabilizar, pois somente com um certo período é que os outros organismos se farão presentes, como o fitoplâncton (conjunto dos organismos planctônicos vegetais), os bentos e outros organismos aquáticos que fazem parte da cadeia alimentar.

Já a flora do entorno não foi afetada e continua a oferecer recurso para a fauna, como flores, frutos e abrigo. “Entretanto a preocupação maior seria mesmo em relação às condições do lago, como a qualidade da água e a oferta de alimentos para os diferentes grupos da comunidade aquática”, diz o biólogo.

Peixe fora d’água

Segundo o biólogo, o desassoreamento foi uma ação necessária, mas o disciplinamento das águas superficiais do entorno e que contribuem para o processo erosivo, deve ser priorizado no contexto da urbana. “Assim aumentaria a vida útil do lago e ações corretivas como estas não seriam preciso, ou seja, atuar em uma economia de recursos para ter menos impactos no meio ambiente”, afirma.

O lago foi completamente modificado com o esgotamento da água e com isso os animais que dependem deste tipo de ambiente para sobreviver se ausentaram da área, como as aves aquáticas, capivaras e outros organismos.

Para José Longo, o assoreamento já estava levando as alterações do ambiente com a deposição de sedimentos e colonização destas áreas por vegetação. “Sobre a intervenção feita para retirada dos sedimentos visando aprofundar o lago (que é artificial) achei bem pertinente, mas ressalto que as obras deveriam ser realizadas mais rapidamente, para possibilitar um retorno às condições iniciais e assim permitir a volta dos animais e a recolonização da área”, explica José.

Continuação da obra

De acordo com a Prefeitura, o lago foi entregue oficialmente ao Imasul (que gerencia o Parque das Nações), para reparos nas paredes de gabião no entorno do espelho d’água e fechamento das comportas. Após isso, em dois dias o lago estará cheio, com 250 mil metros cúbicos de água retidos do Córrego Prosa.

O Jornal Midiamax tentou contato com a (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), responsável pelo Imasul, para saber como está o cronograma de trabalho de recuperação do lago, mas até o momento não houve retorno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia