Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sabe como os peixes serão recolocados no lago do Parque das Nações?

O desassoreamento do lago no Parque das Nações Indígenas, feito pela Prefeitura, encerrou os trabalhos no mês de agosto e até o momento ainda não houve continuação no processo de abastecimento do lago. O andamento da obra é de responsabilidade do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) que, até o momento, […]
Arquivo -
O andamento dos reparos está sobre a responsabilidade do Imasul que
O andamento dos reparos está sobre a responsabilidade do Imasul que

O desassoreamento do lago no Parque das Nações Indígenas, feito pela Prefeitura, encerrou os trabalhos no mês de agosto e até o momento ainda não houve continuação no processo de abastecimento do lago. O andamento da obra é de responsabilidade do (Instituto de de Mato Grosso do Sul) que, até o momento, ainda não retomou os trabalhos e nem deu prazo para que o enchimento total do lago.

De acordo com o biólogo José Milton Longo, com exceção dos peixes que foram capturados e que deverão ser recolocados no lago, a fauna aquática do local deverá levar um tempo até estabilizar, pois somente com um certo período é que os outros organismos se farão presentes, como o fitoplâncton (conjunto dos organismos planctônicos vegetais), os bentos e outros organismos aquáticos que fazem parte da cadeia alimentar.

Já a flora do entorno não foi afetada e continua a oferecer recurso para a fauna, como flores, frutos e abrigo. “Entretanto a preocupação maior seria mesmo em relação às condições do lago, como a qualidade da água e a oferta de alimentos para os diferentes grupos da comunidade aquática”, diz o biólogo.

Peixe fora d’água

Segundo o biólogo, o desassoreamento foi uma ação necessária, mas o disciplinamento das águas superficiais do entorno e que contribuem para o processo erosivo, deve ser priorizado no contexto da urbana. “Assim aumentaria a vida útil do lago e ações corretivas como estas não seriam preciso, ou seja, atuar em uma economia de recursos para ter menos impactos no meio ambiente”, afirma.

O lago foi completamente modificado com o esgotamento da água e com isso os animais que dependem deste tipo de ambiente para sobreviver se ausentaram da área, como as aves aquáticas, capivaras e outros organismos.

Para José Longo, o assoreamento já estava levando as alterações do ambiente com a deposição de sedimentos e colonização destas áreas por vegetação. “Sobre a intervenção feita para retirada dos sedimentos visando aprofundar o lago (que é artificial) achei bem pertinente, mas ressalto que as obras deveriam ser realizadas mais rapidamente, para possibilitar um retorno às condições iniciais e assim permitir a volta dos animais e a recolonização da área”, explica José.

Continuação da obra

De acordo com a Prefeitura, o lago foi entregue oficialmente ao Imasul (que gerencia o Parque das Nações), para reparos nas paredes de gabião no entorno do espelho d’água e fechamento das comportas. Após isso, em dois dias o lago estará cheio, com 250 mil metros cúbicos de água retidos do Córrego Prosa.

O Jornal Midiamax tentou contato com a Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), responsável pelo Imasul, para saber como está o cronograma de trabalho de recuperação do lago, mas até o momento não houve retorno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Sada Cruzeiro, que disputará finais da Supercopa em Campo Grande é derrotado no Campeonato Mineiro

Aposta feita em Campo Grande acerta cinco números da Mega e fatura R$ 34 mil

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

52 quilos de cocaína escondidos em cabine de caminhão são apreendidos em São Gabriel

Últimas Notícias

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo

Esportes

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Foram necessários somente 15 segundos para os cariocas abrirem frente no marcador

Polícia

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Dois dos autores confessaram participação em roubos a veículos

Brasil

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Encontro deve ocorrer no Palácio do Alvorada