Pular para o conteúdo
Cotidiano

Secretário pede demissão em Dourados, mas nega ligação com crise na educação

O secretário de Educação de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, de 77 anos, pediu para ser exonerado do cargo que ocupa na terça-feira (16). Segundo ele, o motivo seria pessoal, por problemas de saúde. Ele também negou que tenha relação com o decreto de contingenciamento feito pela Prefeitura de Dourados – a 228 km […]
Arquivo -
Secretário de Educação de Dourados Upiran Jorge Gonçalves da Silva pediu demissão (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Secretário de Educação de Dourados Upiran Jorge Gonçalves da Silva pediu demissão (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

O secretário de Educação de , Upiran Jorge Gonçalves da Silva, de 77 anos, pediu para ser exonerado do cargo que ocupa na terça-feira (16). Segundo ele, o motivo seria pessoal, por problemas de saúde. Ele também negou que tenha relação com o decreto de contingenciamento feito pela Prefeitura de Dourados – a 228 km de .

De acordo com o secretário, que permanecia no cargo até a manhã desta quinta-feira (18), ele vem se “sentido diferente” e pretende fazer exames médicos para verificar se seria algum problema de saúde.

Upiran afirmou que após assumir a Fundação de Esportes, que teve seu antigo chefe demitido por questões financeiras, teve sua demanda ampliada. Apesar da pasta não ser grande, “uma das menores”, ele lembra que já se ocupava da maior pasta da administração municipal daquele município.

O secretário disse também, em conversa com o Jornal Midiamax, que se dispôs a ficar no cargo até que a prefeita Délia Razuk (sem partido) encontre um sucessor. “Como não tenho adjunto, se eu sair fica sem ninguém, então me dispus a aguardar até que ela encontre alguém e que eu possa passar as demandas para essa pessoa. Como já estamos praticamente no fim de semana, acredito que isso deva acontecer na próxima semana”, declarou.

Contingenciamento

Em maio deste ano a prefeita Délia Razuk publicou um decreto contingenciando R$ 31.751.000 do orçamento da municipalidade para o exercício de 2019. O documento também dava 10 dias para que os secretários enviassem lista de servidores comissionados que deveriam ser demitidos. Cada secretaria deveria cortar 5% de gasto com pessoal.

Após a repercussão no secretariado, a prefeita decidiu “suavizar” a determinação sobre as demissões, porém, vários cortes foram feitos. De acordo com Upiran, na secretaria de Educação nenhum servidor foi exonerado, entretanto as gratificações foram todas cortadas.

O documento também determinava que os secretários deveriam rever todos os contratos vigentes e empenhos emitidos para providenciar a supressão ou rescisão dos convênios de prestação de serviços e aquisição de bens e consumo em pelo menos “15% do valor anual das despesas com contratos”.

A administração municipal também vedou a realização de novas despesas “ou a assunção de compromissos utilizando-se de recursos contingenciados”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais