A chuva de batizada de ‘geminids 2019' poderá ser vista pelos sul-mato-grossenses na madrugada deste sábado (14). Isso se as nuvens colaborarem e não encobrirem o fenômeno.

De acordo com o programa Exoss Citizen Science Project, que monitora meteoros em todo o Brasil,  a chuva está associado ao NEO 3200 Phaethon, que sofreu uma colisão com outro objeto e se dissipou. Outra possibilidade é que um cometa adormecido esteja criando o fenômeno.

Para ver a chuva de meteoros, o melhor cenário é quando o céu está limpo e sem nuvens, situação que não tem acontecido nos últimos dias em Mato Grosso do Sul.

A melhor forma de observar é procurar um local bem escuro, providenciando conforto para passar a madrugada, um bom agasalho, lanterna, e olhar para o céu escuro, a partir das 23 horas. Confira abaixo dicas importantes para avistar o fenômeno:

  1. É muito importante conhecer sua posição, de início você precisa direcionar-se ao leste;
  2. Elevando seu olhar você encontrará logo acima uma estrela brilhante, de magnitude -1,46, chamada Sirius, da constelação Cão Maior;
  3. Observando a sua esquerda você encontrará as famosas três Marias (da esquerda para direita), Mintaka, Alnilam e Alnitak, da constelação Órion.
  4. A partir das três Marias olhe próximo ao horizonte nas estrelas Castor e Pollux da constelação Gêmeos. O radiante está localizando ao lado esquerdo da estrela Castor.

Se prepare: chuva de meteoros poderá ser vista em MS