Para agilizar o atendimento nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Campo Grande, a Prefeitura investiu R$ 850 mil em equipamentos de conectividade. São com 130 computadores e aparelhos telefônicos, que devem ser entregues à SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) entre setembro e outubro deste ano. Atualmente, cerca de 80% locais de atendimento em assistência social estão equipados, mas o objetivo é chegar a 100%.

SAS Inteligente: Prefeitura investe R$ 850 mil para agilizar atendimento na assistência social
‘SAS Inteligente’ vai equipar CRAS E CREAS com computadores. (Foto: Vinícius Costa/Midiamax)

O diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Paulo Fernando Garcia), conta que o ‘SAS Inteligente’ é uma iniciativa para descentralizar o atendimento. Ele explica que uma das principais atribuições da SAS é inscrever o cidadão em um cadastro único. Estas pessoas, na maioria das vezes, participam de programas de assistência social, como o Bolsa Família.

Na maioria das vezes, os funcionários precisavam preencher o cadastro manualmente, para depois ir até uma sede onde havia conexão com internet para digitalizar o relatório. Com o ‘SAS Inteligente’, a situação deve mudar.

“Alguns lugares nem tinham telefone fixo para trabalhar, muitos [servidores] usavam o celular para o serviço. O cronograma para fazer a digitalização era organizado semanalmente por fichas, por isso servidores perdiam muito tempo”, diz.

SAS Inteligente: Prefeitura investe R$ 850 mil para agilizar atendimento na assistência social
Diretor-presidente da Agetec explica que algumas unidades da SAS nem tinham internet para trabalhar. (Foto: Vinícius Costa/Midiamax)

O diretor-presidente da Agetec explica que o ‘SAS Inteligente’ vai agilizar o atendimento e ainda substituir aparelhos antigos que não estavam funcionando nos CRAS e CREAS. “A SAS tinha defasagem muito grande de computadores, que estavam antigos, a telefonia não chegava em todos os locais e não havia conexão e por isso tivemos que buscar alternativas”.