As primeiras horas de atendimento em agências da Econômica Federal para o saque de até R$ 500 do (Fundo de Garantia para Tempo de Serviço) foram marcadas pela rapidez e tranquilidade nas unidades da Caixa no Centro de .

Saques do FGTS: Atendimento é tranquilo no 1º dia e dúvidas ainda marcam procura
Facilitadores distribuem folhetos para clientes em busca de informações | Foto: Henrique Arakaki | Midiamax

Iniciados duas horas mais cedo e exclusivamente para os saques de FGTS, os atendimentos não registraram, nas primeiras horas, filas significativas. Porém, parte da procura ainda era para retirar dúvidas. Facilitadores da Caixa estão na entrada das agências distribuindo folhetos que apresentam informações gerais e o cronograma que especifica a partir de quando o trabalhador poderá efetuar os saques.

A balconista Poliana Alves, de 27 anos, que esteve na agência da Rua 13 de Junho com Marechal Rondon, foi uma entre várias que esteve no local ainda sem saber se vai poder sacar o FGTS. “Eu tenho algumas dúvidas, mas tô na expectativa de que vou poder sacar, sim. Ainda não tenho nenhum plano para esse dinheiro”, contou Poliana antes de entrar na agência.

A assistente de serviços gerais Cristiane Mendes, de 40 anos, também compareceu à mesma agência para pedir informações. “Vim saber se vou ter direito e quanto vou poder sacar. Fui informada que meu cronograma é só em janeiro, porque não sou correntista. Mas, esse dinheiro já tem destinação, vou pagar contas”, revelou.

Movimentação tranquila

Quem conseguiu sacar o dinheiro do FGTS saiu da agência com “sorrisão” no rosto. Não só pelo dinheiro no bolso, mas também porque o atendimento foi ágil. A maior parte das pessoas entrevistadas afirmaram que vão usar as quantias para pagar contas.

Saques do FGTS: Atendimento é tranquilo no 1º dia e dúvidas ainda marcam procura
Julia buscou agência para tirar dúvidas | Foto: Henrique Arakaki | Midiamax
Saques do FGTS: Atendimento é tranquilo no 1º dia e dúvidas ainda marcam procura
Cleber utilizará o dinheiro para pagar documentos do carro | Foto: Henrique Arakaki | Midiamax
Saques do FGTS: Atendimento é tranquilo no 1º dia e dúvidas ainda marcam procura
Cristiane já tem destinação para os R$ 500: pagar contas | Foto: Henrique Arakaki | Midiamax

“Achei que ia ter tumulto, espera longa. Mas fui atendida super rápido, não teve fila nenhuma. Consegui sacar meu FGTS, tô feliz com esse dinheirinho extra. Por enquanto, vou deixar guardado caso haja uma emergência”, conta a auxiliar administrativa Julia Vesmontes, de 34 anos.

Quem também conseguiu sacar e elogiou a organização foi Lidiane Garcia Pinheiro, de 30 anos, esteticista. “Francamente, eu me surpreendi com a rapidez do processo. Achei que ia ter tumulto, mas foi tranquilo. Vou usar essa grana para renovar minha carteira de motorista”, revela.

Atendimento diferenciado

Até a próxima terça-feira (17), agências da Caixa em todo o país terão horários diferenciados, porém, para atendimento exclusivo do FGTS – os demais serviços ocorrem nos horários normais das agências.

Saques do FGTS: Atendimento é tranquilo no 1º dia e dúvidas ainda marcam procura
Atendimento nas agências segue diferenciado, exclusivamente para FGTS, até a terça-feira (17) e abrirão amanhã (14) | Foto: Henrique Arakaki | Midiamax

Em Mato Grosso do Sul, os saques poderão ser realizados em todas as agências da . De forma geral, agências abrirão mais cedo, a partir das 9h, e funcionarão até às 15h. Os locais também abrirão neste sábado (14), também das 9h às 15h.

Nas agências do interior também haverá horário diferenciado. Aquelas que costumeiramente abrem às 8h funcionarão até 2h além do normal. As que normalmente abrem às 9h, começam a funcionar às 8h e seguem até 1h além do normal. Já as que abrem às 10h e 11h abrirão duas horas mais cedo (confira a tabela abaixo).

Saques do FGTS: Atendimento é tranquilo no 1º dia e dúvidas ainda marcam procura

De acordo com o banco, o funcionamento diferenciado das agências deve seguir até a terça-feira (17). Após esta data, a Caixa avaliará se será necessário estender o cronograma para mais datas. Porém, nas próximas datas de saque, o mesmo regime de funcionamento deve ser adotado, até 31 de março de 2020, quando os saques imediados do FGTS terão fim.