Cerca de 4 mil pessoas devem passar pela Santa Casa de neste sábado (25), onde exames de vista serão realizados gratuitamente. O foco principal é identificar e encaminhar para especialistas pacientes que tenham glaucoma. Porém, receberão atendimentos pacientes com qualquer tipo de incômodo relacionado à visão.

O problema, segundo os relatos, é que a procura pelos exames gratuitos está muito grande. Tem quem ainda aguarde atendimento, mesmo estando na fila desde a madrugada.

“Cheguei aqui às 6h da manhã e o atendimento demorou para acontecer. Acredito que isso faz parte, porque é gratuito e muita gente esperava essa oportunidade. Acho que posso ter glaucoma, porque tenho sentido dores de cabeça e dificuldade de enxergar de perto”, conta Maria Pereira de Vasconcelos, de 59 anos, dona de casa.

O agente de segurança privada Julio Cesar da Silva, de 40 anos, também reclamou da espera. “Estou na fila, no sol, e longe de ser atendido. Estou aqui desde as 6h30”, conta ele, que tem notado dificuldade de enxergar. Já o salgadeiro Jovenildo de Oliveira, de 31 anos, teve a bicicleta furtada do lado externo da Santa Casa, mesmo tendo deixado-a no cadeado. “Me impediram de entrar com ela. É meu meio de transporte e o que eu uso para vender os salgados”, apontou.

Até às 16h

Santa Casa realiza mutirão de exames de vista, mas pacientes reclamam de lentidão
(Foto: Cleber Rabelo | Midiamax)

O atendimento será realizado a quem chegar à Santa Casa, pela entrada das Rua 13 de maio, até às 16h deste sábado (25). Após esse horário, os portões serão fechados. São 8 oftalmologistas que prestam atendimento à população.

No local, a Santa Casa presta o atendimento e atualiza o sistema do SUS (Sistema Único de Saúde) já com o encaminhamento e data de retorno, o que dá mais agilidade para os procedimentos.

Lá, também é realizado teste de glicemia, aferição de pressão arterial, exame preventivo para glaucoma, simulador de glaucoma com óculos de realidade virtual e palestras falando sobre hábitos saudáveis de alimentação, importância de atividade física, bem estar, equilíbrio e qualidade de vida.