Quem já se encanta com os ipês espalhados pela cidade, deve se encantar com a nova 14 de Julho, principal rua do comércio da Capital. Com a obra chegando ao fim, o próximo passo é a plantação de árvores na obra do Reviva Campo Grande. Os postes já estão sendo retirados e darão lugar a árvores floridas.

A rua 14 de Julho, desde a avenida Fernando Corrêa da Costa até a Mato Grosso, será colorida com 180 árvores. A rua que concentra o comércio na região central passou por obras e a reforma deve ser entregue no fim do mês.

De acordo com a Prefeitura, as ilhas de descanso que foram instaladas por toda a 14 de Julho serão acompanhadas de mudas de ipê amarelo, árvore da China, aldrago, ipê branco, pau mulato, erva mate, pau ferro, jacarandá mimoso, lofântera da Amazônia, fruta de tucano, ipê roxo e grandiuva.

“O colorido das árvores será um detalhe a mais na via, desenhada especialmente para o processo de pedestrelização, que consiste em devolver a rua aos pedestres, tirando da 14 o status de via de passagem de veículos”, informa.

Wi-Fi liberado

Entre as inovações previstas no projeto, está a instalação de rede de Wi-Fi em toda a via e câmeras de segurança em cada quadra.

“Temos a concepção de um projeto que leva para a área central a proposta de um shopping a céu aberto, com toda o conforto que o cidadão merece e busca quando vai fazer compras. Vamos devolver ao centro o status de coração comercial da cidade, e desta vez, um coração requalificado”, explica a coordenadora do Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin.

Retirada dos postes

Nesta quarta-feira (6), trabalhadores da Energisa concluíram a retirada do primeiro poste da rede área de energia elétrica da 14 de Julho. Com o Reviva Campo Grande, a rua passa a ter uma rede subterrânea, com fiação embutida. A operação, cercada de todas as medidas de segurança, demorou em média uma hora. Os postes retirados serão destruídos com reaproveitamento apenas da ferragem para reciclagem.

Nesta primeira quadra, entre a Avenida Fernando Correa da Costa e a Rua 26 de Agosto, serão removidos sete postes. Durante todo o trabalho, o trânsito na quadra fica interditado. Ao longo de toda a extensão da área de intervenção da 14 de Julho do Reviva, até o cruzamento da Avenida Mato Grosso, serão removidos 96 postes e mais de 10 quilômetros de cabos.

A previsão é que em uma semana os postes vão desaparecer do cenário da principal rua comercial da Campo Grande. No trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Cândido Mariano, a intervenção será no final de semana, provavelmente no domingo, quando o fluxo de pedestres é bem menor. Todos os consumidores, com exceção de dois edifícios (a Galeria Dona Neta e o Edifício Sadalla), já estão conectados.

(com assessoria)