Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reunião entre sindicato e Vyga pode resolver atraso de pagamento

A situação envolvendo o atraso no pagamento de funcionários da Vyga – prestadora de serviços de limpeza aos órgãos públicos do governo do Estado, pode estar perto de uma solução. O presidente do STEAC-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul) Wilson Gomes, informou ao Jornal Midiamax que […]
Arquivo -

A situação envolvendo o atraso no pagamento de funcionários da Vyga – prestadora de serviços de limpeza aos órgãos públicos do governo do Estado, pode estar perto de uma solução.

O presidente do STEAC-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul) Wilson Gomes, informou ao Jornal Midiamax que se reunirá com a proprietária da empresa, na segunda-feira (28), para ‘bater o martelo.’

“A situação continua do mesmo jeito. Salários atrasados, funcionários sem receber o 13°, alguns fizeram acordo, mas não resultaram ainda. Na segunda-feira deve ter alguma novidade, pois haverá essa reunião para definir o que está acontecendo, pois ninguém sabe”, informou Gomes. Ainda conforme o presidente do sindicato, alguns funcionários receberam parte do pagamento. “No geral, a empresa pagou um pouco para uns e para outros, mas nós não temos o balanço. Estamos à procura de informação para saber qual condição será dada ao trabalhador e o que faremos para resolver o problema.”

Reunião entre sindicato e Vyga pode resolver atraso de pagamento
Situação de funcionários pode ser definida na segunda-feira, afirma presidente de sindicato (Foto: Minamar Júnior)

Por telefone, uma representante da Vyga informou que o salário dos funcionários está em dia. “Tudo que estava pendente e, em atraso foi pago”, informou.

Caso parecido

Funcionários da empresa Luger, que também é terceirizada e executa serviços para o governo do Estado, reclamam que não receberam o salário do mês de novembro e o 13°. “É um sentimento horrível porque em dezembro ficamos sem o salário e sem o décimo, fizemos planos, passamos o natal e o ano novo sem dinheiro. Nos sentimos excluídos, tem trabalhador que ficou mal, o psicológico da pessoa ficou a tal ponto que não conseguia nem vir trabalhar”, lamentou uma funcionária.

O advogado do SPPD-MS (Sindicato dos Profissionais de Processamento de Dados de Mato Grosso do Sul), que representa a categoria, informou que o sindicato entrará com ação contra a Luger, pois além do atraso do pagamento, 13° e vale-alimentação, há três anos a empresa não efetua o reajuste salarial. “Vamos entrar com ação coletiva, nós enviamos ofícios para a empresa solicitando o reajuste e a mesma não se manifestou”, afirmou o advogado.

Em dezembro de 2017, o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) ajuizou ação civil pública contra a Luger. A empresa apresentou defesa contestando as denúncias de atraso no pagamento, mas o Juiz do Trabalho Titular, Tomas Bawden de Castro Silva, condenou a empresa a pagar integralmente os salários e conceder férias anuais remuneradas para os trabalhadores, sob pena de multa de R$ 500 para cada infração e trabalhador prejudicado.

vyga.jpg
Foto: Arquivo

Em relação à empresa Vyga, o MPT-MS informou que recebeu denúncia referente ao atraso no pagamento de salários, 13° e ticket-alimentação. “Em 2013, após constadas irregularidades trabalhistas envolvendo atraso no pagamento dos salários, da gratificação natalina e férias, a empresa assinou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o MPT-MS, em que assumiu uma série de obrigações, entre elas, efetuar o pagamento dos salários até o 5° dia útil, efetuar corretamente o pagamento do 13°, conceder férias aos empregados e outras, mas em 2016, um dos itens do acordo foi descumprido, gerando pagamento de multa.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração, Via-Sacra e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued

Cotidiano

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Há pessoas desabrigadas pela água que invadiu as casas, além de quedas de árvores e queda de energia