Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reunião entre Concen e Aneel vai tratar de aumento nas contas de luz em MS

O Concen (Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da Energisa-MS) participa, logo mais às 14h30, em Brasília, de reunião com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)) a fim de investigar as causas do aumento súbito das contas de energia em Mato Grosso do Sul no último mês. Preliminarmente, os dados nacionais […]
Arquivo -
Procon encaminhou pedido de revisão à Aneel. (Divulgação
Procon encaminhou pedido de revisão à Aneel. (Divulgação

O (Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da -MS) participa, logo mais às 14h30, em Brasília, de reunião com a (Agência Nacional de Energia Elétrica)) a fim de investigar as causas do aumento súbito das contas de energia em Mato Grosso do Sul no último mês.

Preliminarmente, os dados nacionais que relacionam o aumento do consumo de energia às altas temperaturas de dezembro explicariam o aumento das contas de energia em Mato Grosso do Sul, estado no qual consumidores reclamaram das contas. Porém, segundo a presidente do Concen, Rosimeire Cecília da Costa, acesso aos dados do Estado poderão proporcionar o melhor entendimento do fenômeno.

“Os números revelam que o problema do aumento do consumo ocorreu em várias outras concessionárias de energia, pois há várias justificativas nesse sentido. Porém, entendemos que a Aneel tem um papel nisso, de esclarecer a sociedade, de forma mais contundente, de todas as faixas de encargos que se alteram por conta do aumento do consumo”, explica.

Além disso, o Concen também solicitará os indicadores do plano de resultado da Energisa, visto que a qualidade do fornecimento do serviço também é pauta do conselho.

“A Energisa de MS têm um plano de melhorias e precisamos conferir se as metas apresentadas foram cumpridas. Assim, também poderemos entender se investimentos impactaram ou não a tarifa. Segundo a concessionária, isso não ocorreu, mas queremos entender melhor o que ocorreu”, conclui.

O que diz a concessionária

As altas temperaturas registradas em dezembro e janeiro são a principal justificativa para o aumento no consumo e na cobrança de energia elétrica. A Energisa explica que foram 5 picos de consumo em dezembro de 2017, sendo que em 2018 foram 13 picos de consumo. Essa diferença equivale ao consumo mensal de uma cidade do porte de , com 110 mil habitantes.

Em audiência na Câmara de , a concessionária afirmou que não foram encontrados erros na averiguação do consumo. “De todos os [casos] que averiguamos até o momento, estão todos corretos. Quem se sentir lesado deve procurar concessionária”, disse o representante da empresa, o coordenador comercial Jonas Ortiz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funtrab oferece 793 vagas de emprego nesta segunda-feira em Campo Grande

Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia

Professor é assassinado com vários golpes de foice após negar dinheiro a grupo em MS

Caravana de Castração atendeu mais de 1 mil animais no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

bolsa família

Bolsa Família: Beneficiários com NIS final 2 recebem parcela de julho nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Sem Categoria

Julgamento de medidas cautelares a Bolsonaro termina nesta segunda-feira com voto de Fux

Entre as medidas está o uso de tornozeleira eletrônica

Polícia

Assassino que matou ex-amante de mulher no Coophavila tinha sido preso por tráfico de drogas

Leonardo foi assassinado com vários golpes de faca

Cotidiano

Cursinho pré-vestibular da UFMS fecha as inscrições nesta segunda-feira

A universidade oferece 100 vagas para participar das aulas on-line pré-vestibular

Famosos

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Carolina Dieckmann estava nos Estados Unidos, onde Preta Gil passava por um tratamento, quando a amiga morreu; veja as últimas fotos dela em vida