Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reforma Trabalhista desestimulou ações, mas aumentou resolutividade, aponta ministro do TST em MS

O corregedor-geral do TST (Tribunal Superior do Trabalho), o ministro Lélio Bentes Correa, afirmou nesta sexta-feira (12) que a Reforma Trabalhista desestimulou o ajuizamento de ações na Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul. De acordo com o ministro, que finalizou nesta semana a Correição Ordinária realizada a cada dois anos, foi possível estabelecer […]
Arquivo -

O corregedor-geral do TST (Tribunal Superior do Trabalho), o ministro Lélio Bentes Correa, afirmou nesta sexta-feira (12) que a desestimulou o ajuizamento de ações na Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o ministro, que finalizou nesta semana a Correição Ordinária realizada a cada dois anos, foi possível estabelecer essa diminuição, já que a correição anterior ocorreu antes da reforma entrar em vigor. Os indicadores apontam que a redução de ações ajuizadas sofreu queda de 36% – Em 2017, foram ingressadas cerca de 32,6 mil ações, enquanto em 2018 o número caiu para 20,1 mil.

Por outro lado, a resolutividade de ações teve aumento de 39% no mesmo período: em 2017, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região tinha 32,6 mil ações aguardando sentença, somente no primeiro grau. Já em 2018, o número de processos que aguardavam decisão caiu para 19 mil.

Corrêa destacou que é preciso distinguir a queda em ações ajuizadas com o número de conflitos trabalhistas. Para o ministros, apesar de menos ações, os conflitos entre trabalhadores e patronato seguem ocorrendo.

“Acredito que a lei da reforma trabalhista desestimulou o ajuizamento de novas ações, por conta da regra da sucumbência, ou seja, quando o próprio empregado pode ser condenado a pagar o honorário da parte contrária, caso ele perca a ação. Isso gerou receio no trabalhador e o número menor não significa que os conflitos diminuíram”, aponta o ministro-corregedor.

Resultados

Durante a coletiva sobre o resultado da Correição, Corrêa destacou que o tem o 5º melhor resultado do país em relação ao tempo de tramitação de processos, que é inferior à média nacional. Em MS, o prazo para a sentença é estimado em dois anos e dois meses, enquanto nacionalmente a média é de dois anos e oito meses.

Reforma Trabalhista desestimulou ações, mas aumentou resolutividade, aponta ministro do TST em MS
Após coletiva, resultado da correição foi formalmente apresentado (Foto: Mylena Rocha | Midiamax)

“Outro ponto positivo é a qualidade do serviço, que estimula a conciliação, não só no primeiro, mas no segundo grau”, acrescenta Corrêa, que também apontou pontos negativos, que requerem melhoria, no caso, o déficit de funcionários, assim como em todo o país.

“Os servidores da Justiça do Trabalho, quando se aposenta, segue na folha de pagamento e assim ele não pode ser substituído, conforme estabeleceu a Emenda Constitucional 95/2016, do Teto dos gastos. Estamos vendo, porém, que o TRT-MS está tentando utilizar soluções criativas, como investir na tecnologia e na qualificação dos servidores na ativa”, conclui.

O presidente do TRT-MS, desembargador Nicanor de Araújo Lima, reiterou os apontamentos do corregedor-geral e destacou que a preocupação do Tribunal é justamente com relação à defasagem nos recursos humanos.

“Estamos com uma defasagem de cerca de 30% em servidores, devido às aposentadorias que não podem ter substituição. Nossa saída é recorrer justamente à tecnologia, ao investimento na formação, para suprir a deficiência nessa área”, aponta o desembargador.

Segundo ele, apesar do engessamento na contratação de servidores, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho já autorizou novas contratações, tendo sido realizadas 8 desde que a emenda passou a viger.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tênis: Bia Haddad é eliminada do US Open

Foragida há 18 anos da Justiça de SP, ‘Camaleoa’ é presa em MS

Yago Dora impõe soberania nas ondas de Fiji e é campeão mundial pela primeira vez

VíDEO: três são baleados durante ataques em sequência

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

Últimas Notícias

Polícia

PF pede inclusão de foragidos de ação contra PCC na lista da Interpol

Os oito foragidos escaparam ao cumprimento de 14 mandados judiciais de prisão

Polícia

Identificado homem que morreu ao passar mal no Tiradentes

Os militares ainda tentaram reanimá-lo

Brasil

CPMI do INSS aumenta ritmo de sessões e já quer ouvir ex-ministro de Lula na próxima semana

A ideia é aumentar o ritmo dada "a grande quantidade de material"

Polícia

Polícia identifica responsáveis por cão que atacou idoso

Vítima foi mordida na região do rosto