Reforma na rotatória da Zahran com Joaquim Murtinho terá semáforos inteligentes

Além de comunicar a revitalização dos nove terminais de ônibus em Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou nesta quarta-feira (7) a obra de reforma da rotatória da Avenida Eduardo Elias Zahran, Avenida Joaquim Murtinho e Rua Ceará. No local serão instalados semáforos “inteligentes” para solucionar o problema do tráfego na região e se […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Marcos Ermínio
Foto: Marcos Ermínio

Além de comunicar a revitalização dos nove terminais de ônibus em Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou nesta quarta-feira (7) a obra de reforma da rotatória da Avenida Eduardo Elias Zahran, Avenida Joaquim Murtinho e Rua Ceará. No local serão instalados semáforos “inteligentes” para solucionar o problema do tráfego na região e se baseia em obras como o da rotatória da Via Park e da Coca-Cola.

Conforme o diretor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Transito), Janine de Lima Bruno, a obra deve custar aos cofres públicos R$ 1,5 milhões e os semáforos que serão colocados nos pontos terão controladores em tempo real, diferente dos semáforos tradicionais que são programados com determinada cronometragem.

“Esses semáforos terão fibra ótima e câmeras instaladas. Se em determinado pico do dia o sistema perceber que o tráfego está mais intenso em uma das vias e no outro sentido, mais tranquilo, ele vai se adaptar para aquele momento”, explicou Janine durante coletiva de imprensa.

O prefeito ainda frisou que a rotatória da Zahran com a Joaquim Murtinho recebe diariamente 62 mil veículos e atualmente é uma das que mais causa dor de cabeça nos motoristas. O gargalo no ponto acontece principalmente no horário de pico pela manhã e no fim do dia.

Os empresários de concessionárias da região participaram do lançamento do projeto e Trad explicou que a obras foram escolhidas para serem feitas devido à época de estiagem em Campo Grande, período do ano em que ocorrem menos chuvas.

Rotatória campeã de reclamação

Em 2018 o Jornal Midiamax foi pessoalmente em cada rotatória da Capital registrar o tempo de demora que os motoristas precisavam para atravessar. A rotatória na Avenida Zahran foi a campeã de reclamação e o tempo de espera dos motoristas chegava a 1 minuto e 37 segundos.

A primeira rotatória liga as ruas Ceará, Raul Pires Barbosa e Joaquim Murtinho. A partir do semáforo da Uniderp, na rua Ceará, fazer a volta completa na rotatória com a Rua Joaquim Murtinho, demorou 1 minuto e 37 segundos. A trafego é intenso e devido ao fluxo de ônibus que vai entrar no ponto de integração Hércules Maymone, os motoristas acabam por “se enfiar” para conseguir atravessar a rotatória.

A rotatória liga a rua Joaquim Murtinho às avenidas Eduardo Elias Zahran e Ministro João Arinos. É o principal caminho para quem vai ao Parque dos Poderes e bairros como Maria Aparecida Pedrossian, Tiradentes e Noroeste.

Na época da reportagem, o percurso da Avenida Eduardo Elias Zahran, na TV Record, até fazer a volta completa na rotatória, durou menos de um minuto. Durante a tarde, a situação não é a mesma e a fila de carros se estende pela Zahran exigindo paciência dos motoristas. Quando chove, a situação é ainda mais complicada no local.

 

Conteúdos relacionados

chuva