O prazo para garantir um desconto nos juros de dívidas com a Prefeitura de acaba nesta segunda-feira (12) e os contribuintes já lotaram a Central do IPTU. A previsão para o é de atender pelo menos 3 mil pessoas e a fila já é grande no local. A Prefeitura não deve estender o prazo.

Refis: Contribuintes deixam para o último dia e lotam Central do IPTU
A chefe da divisão de arrecadação afirma que o prazo não deve ser estendido. (Foto: Henrique Arakaki)

A chefe da divisão de arrecadação, Djanira Magalhães, diz que já foram atendidas mais de 25 mil pessoas pelo PPI (Programa de Pagamento Incentivado), também conhecido como Refis. Segundo ela, na última sexta-feira (9), foram 1,8 mil contribuintes atendidos. No sábado (10), quando a Central do Cidadão fez um plantão de atendimento, foram cerca de 500 pessoas. “O prazo não vai ser estendido, mas esperamos atender 3 mil pessoas, nos 48 guichês”.

Refis: Contribuintes deixam para o último dia e lotam Central do IPTU
Seu Mariano deixou para o último dia, mas está satisfeito com a oportunidade de desconto nos juros. (Foto: Henrique Arakaki)

Às 9h30 da manhã desta segunda-feira (12), a Central já estava cheia e a fila se estendia até fora do prédio. Contribuintes apontam que a espera na fila ultrapassa uma hora. “Cheguei aqui 8h30, achou que a espera vai ser maior do que uma hora e meia. Mas é o ônus, nós brasileiros deixamos tudo para a última hora”, comenta a professora Margareth Moreira.

O técnico em edificações Mariano Gamarra confirma o ‘jeitinho brasileiro' de deixar as coisas para o último minuto. Entretanto, ele acredita que fará um bom negócio. “É bom pegar o desconto que a prefeitura dá, facilita e dá condições para pagar. É uma saída, já que estamos em uma crise financeira”.

Refis: Contribuintes deixam para o último dia e lotam Central do IPTU
A Central do Cidadão está lotada nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Arakaki)

Desconto de até 90% nos juros

O Refis abrange todos os tributos administrados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande: ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis), Taxas Públicas, mas principalmente o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Ele oferece desconto de 90% na atualização monetária, dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa de pagamento à vista por meio do Refis é compensador aos contribuintes e empresas.

Para o parcelamento em até seis meses, a remissão chega a 75%. Já para quem dividir os débitos em 12 vezes, o desconto será de 30%. A Prefeitura de Campo Grande tem mais de 195 mil contribuintes com algum tipo de atraso e esta dívida chega num montante de aproximadamente R$ 2,2 bilhões em parcelas em aberto.

A Central do IPTU está localizada na antiga Câmara Municipal, localizada na Rua Arthur Jorge n. 500, Centro. Ela funciona das 8 horas às 16 horas, sem intervalo para o almoço.