Com o tema principal focado nas questões fundiárias e territoriais, problemas na saúde e na , lideranças indígenas, comunidades de outras aldeias e membros de órgãos públicos dão início a 13° Grande Assembleia Terena que acontece na Aldeia Ipegue, na cidade de , distante a 140 quilômetros de Campo Grande e tem abertura marcada para esta quarta-feira (8).

A expectativa é de que a assembleia reúna pelo menos mil lideranças indígenas entre terena e demais povos para que tenha debate sobre diversos assuntos entre palestras, shows e encontros com políticos de vários estados, incluindo de .

“Vem em um contexto muito preocupante, visto que os direitos originários, não só dos povos indígenas, mas de todos aqueles que necessitam do atendimento estão acabados, estão sendo atropelados e a assembleia vem justamente nesse momento”, afirmou Lindomar Terena, 45 anos e membro do Conselho Terena e coordenador-executivo da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

Lindomar explica que a assembleia levará pessoas com domínios de cada tema para realizar falas, análises e que durante o evento, exista o debate entre as lideranças, professores, mulheres e juventude, principalmente sobre a reforma da previdência. “É um momento de fortalecimento da luta dos povos a nível brasileiro, mas também é um momento de fortalecimento de todos os movimentos que lutam por direito, todos os movimentos sociais a nível do Estado de MS”.

O membro do conselho acrescenta que a assembleia não possui restrição e é livre para todos os públicos que quiserem acompanhar. Ele pontua que é um motivo para que as pessoas possam entender a luta e a realidade vivida pelos povos indígenas.

O início do evento acontece hoje a partir das 18 horas com jantar e a chegadas das lideranças e mais tarde, às 19 horas, a abertura da assembleia. Foi criado no Facebook, um evento servindo como divulgação da assembleia.

Devem participar do evento, os deputados federais (PT) (PDT) e Pedro Kemp (PT), além de outros cinco deputados federais do Brasil. Órgãos como -MS (Ministério Público Federal), DPU-MS (Defensoria Pública da União), Funai (Fundação Nacional do Índio), AGU-MS (Advocacia Geral da União) e a cantora Maria Gadú também estarão presentes.