Qualificação e casa própria: mais 24 famílias são beneficiadas no Bom Retiro
Mais 24 famílias do Residencial Bom Retiro receberam na tarde desta terça-feira (19) suas casas próprias, em entrega feita pelo prefeito Marquinhos Trad com o governador Reinaldo Azambuja. Removidas da favela Cidade de Deus, elas foram capacitadas para a construção civil e além da moradia aprenderam uma nova profissão. “Foi muito tempo esperando por isso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais 24 famílias do Residencial Bom Retiro receberam na tarde desta terça-feira (19) suas casas próprias, em entrega feita pelo prefeito Marquinhos Trad com o governador Reinaldo Azambuja. Removidas da favela Cidade de Deus, elas foram capacitadas para a construção civil e além da moradia aprenderam uma nova profissão.
“Foi muito tempo esperando por isso e deu tudo certo. Agora é comemorar a casa nova”, disse animada a moradora Viviane Araújo, de 23 anos, após tomar posse da casa onde irá morar com a filha de três anos. A idade da menina é exatamente o tempo que Viviane viveu na antiga favela e praticamente o mesmo período que aguardou no Bom Retiro pela casa nova – que tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço totalizando 46,07m².
Ela e outras 135 famílias removidas do lixão e instaladas no Bom Retiro serão contempladas com imóveis construídos pelos próprios moradores após receberem cursos de pedreiro oferecidos pela Funsat (Fundação Social do Trabalho). Durante o curso, eles recebem bolsa-auxílio de R$ 954, cesta básica, almoço e vale-transporte.
“Estavam numa favela, num aglomerado de lonas e hoje através do próprio esforço deles, através de orientação construíram suas próprias casas e estão formados, todos eles qualificados, estão prontos para o mercado de trabalho”, comemorou o prefeito Marquinhos.
A compra dos materiais de construção é subsidiada pelo Governo do Estado. Foram R$4,9 milhões para garantir as 136 habitações no Bom Retiro e outras 192 distribuídas pelos bairros Jardim Canguru, José Teruel e Vespasiano Martins.
“É um projeto inovador que você qualifica uma mão-de-obra, faz uma parceria que o Estado repassa recursos financeiros para compra de material, dá oportunidade de uma formação profissional e o mutuário constrói sua própria casa. É um projeto em que todo mundo ganha”, declarou o governador Reinaldo Azambuja. Segundo ele, a experiência tem sido mostrada a nível nacional como um case de sucesso.
A entrega das 24 casas desta terça-feira foi a 2ª fase no Bom Retiro. Na primeira, em novembro de 2018, 15 famílias foram beneficiadas. Conforme a prefeitura, as entregas das 97 restantes serão feitas conforme o tempo e o ritmo da mão-de-obra dos moradores for permitindo o avanço e conclusão das obras.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Mulher é presa pela Polícia Federal por tráfico de drogas em Corumbá
Localizaram um imóvel na cidade onde a autora armazenava maconha
Itamaraty divulga nota de repúdio ao ataque de Nova Orleans
O Itamaraty reforça que repudia qualquer ato de violência
Ex-MasterChef é preso em SC sob suspeita de estuprar menina de 12 anos
Caso teria ocorrido na última terça-feira, 31
Identificado homem encontrado morto no Rio Paraguai
Ele pode ter sido morto durante a madrugada desta quarta-feira (01)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.