Pular para o conteúdo
Cotidiano

Puxado pelo calor, consumo de energia bate novo recorde nesta semana; saiba como economizar

As altas temperaturas dos últimos dias induziram a quebra de mais um recorde relacionado ao consumo de energia. De acordo com o SIN (Sistema Interligado Nacional), na terça-feira (15), foi registrado pico de 85.800 MW. Já na quarta-feira (16), o valor foi superado e o consumo nacional alcançou a marca de 87.000 MW. Os dois […]
Arquivo -

As altas temperaturas dos últimos dias induziram a quebra de mais um recorde relacionado ao consumo de energia. De acordo com o SIN (Sistema Interligado Nacional), na terça-feira (15), foi registrado pico de 85.800 MW. Já na quarta-feira (16), o valor foi superado e o consumo nacional alcançou a marca de 87.000 MW.

Os dois recordes de consumo têm em comum o horário em que os picos foram registrados – por volta das 15h30 da tarde, ou seja, quando as temperaturas estão mais elevadas. Logo, a busca pelo alívio do calor com aparelhos eletrônicos, como ar-condicionado e ventiladores, podem estar envolvidos no aumento do consumo.

Vale lembrar, ainda, que o recorde anterior, segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) foi há cerca de quatro anos, no dia 05 de fevereiro de 2014, quando o pico registrado foi de 85.708 MW, às 15h41.

Puxado pelo calor, consumo de energia bate novo recorde nesta semana; saiba como economizar
Rosimeire Costa, do , recomenda cautela para não haver surpresas na conta de energia (Foto: Divulgação)

Com isso, acende-se um sinal de alerta. Apesar da bandeira tarifária estar verde, há o risco das contas de energia virem mais altas, o que pode causar surpresa entre os consumidores.

“É preciso cautela, dar preferência a equipamentos que consomem menos, como ventiladores e também aparelhos mais eficientes, como no caso dos aparelhos de ar condicionado aqueles que têm tecnologia inverter”, alerta a presidente do Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da -MS), Rosimeire Costa.

Mudança de hábito

No mês de dezembro de 2018, a Energisa-MS informou que o consumo foi 5% maior no Estado, puxado pelas altas temperaturas, ou seja, as contas que estão por vencer ou que venceram nos últimos dias já apresentaram aumento. A tendência, portanto, é que as próximas faturas também venham mais salgadas. Assim, o que é possível fazer para o bolso não sentir tanto a fuga das altas temperaturas?

Puxado pelo calor, consumo de energia bate novo recorde nesta semana; saiba como economizar
Novo pico de energia foi registrado na tarde da quarta-feira (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Para o engenheiro elétrico Valdeir Acosta, que atua com consultoria energética a empresas, há vários fatores que interferem no aumento da conta de energia – desde fiação elétrica antiga à utilização de equipamentos eletrônicos antigos, que possuem tecnologia antiquada e que elevam o consumo.

“O investimento é a médio ou longo prazo, porque talvez a pessoa precise substituir uma geladeira por uma que tenha um consumo menor, por exemplo. Mas, em um ano já é possível perceber economia.E além disso, há atos mais simples, como trocar as lâmpadas com reator ou incandescentes por modelos econômicos, como as de LED, mais modernas e que geram menos calor”, conclui.

Confira abaixo algumas dicas que podem melhorar a sensação térmica no calor e gerar economia.

Cortinas fechadas

Fechar cortinas nos horários mais quentes pode ajudar a amenizar o calor em ambientes fechados, já que a luz tem menos incidência. Alguns tecidos especiais, que possuem película refletiva, podem manter o calor afastado da sua sala – assim como vidros refletivos.

Puxado pelo calor, consumo de energia bate novo recorde nesta semana; saiba como economizar
(Foto: Getty)

Plantas

Casas com plantas costumam ter mais umidades, o que ajuda a manter o clima mais fresco. Além disso, árvores dentro dos lotes ajudam a diminuir não só a incidência de raios solares, como ajudam a manter um microclima mais fresco.

Luzes de LED

As lâmpadas mais modernas geram menos calor, iluminam mais e também barateiam a conta de energia, apesar de custarem mais caro.

Manter a umidade

Seja com baldes d’água, toalhas molhadas ou com aparelhos umidificadores, a sensação de calor deve diminuir nos dias quentes, já que a umidade ajuda a refrescar o ambiente, principalmente se o ventilar estiver ligado no lugar do ar-condicionado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável

Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo

Perseguição em Campo Grande termina com apreensão de uma tonelada de maconha

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Taboão Magnus

Serc/UCDB perde para Taboão Magnus e se complica na Supercopa Feminina de Futsal

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro supera Inter para assumir vice-liderança do BR feminino

A vitória do Cruzeiro começou a ser construída ainda no primeiro tempo

Polícia

Jovem fica em estado grave ao ser esfaqueado durante briga por dívida

Discussão por causa de uma dívida de R$ 50

Esportes

Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz

Foi sacramentada após a derrota de 2 a 0

Polícia

Foragido é preso por descumprir semiaberto e romper tornozeleira

No distrito de Nova Itamarati