Puxado pelo calor, consumo de energia bate novo recorde nesta semana; saiba como economizar
As altas temperaturas dos últimos dias induziram a quebra de mais um recorde relacionado ao consumo de energia. De acordo com o SIN (Sistema Interligado Nacional), na terça-feira (15), foi registrado pico de 85.800 MW. Já na quarta-feira (16), o valor foi superado e o consumo nacional alcançou a marca de 87.000 MW. Os dois […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As altas temperaturas dos últimos dias induziram a quebra de mais um recorde relacionado ao consumo de energia. De acordo com o SIN (Sistema Interligado Nacional), na terça-feira (15), foi registrado pico de 85.800 MW. Já na quarta-feira (16), o valor foi superado e o consumo nacional alcançou a marca de 87.000 MW.
Os dois recordes de consumo têm em comum o horário em que os picos foram registrados – por volta das 15h30 da tarde, ou seja, quando as temperaturas estão mais elevadas. Logo, a busca pelo alívio do calor com aparelhos eletrônicos, como ar-condicionado e ventiladores, podem estar envolvidos no aumento do consumo.
Vale lembrar, ainda, que o recorde anterior, segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) foi há cerca de quatro anos, no dia 05 de fevereiro de 2014, quando o pico registrado foi de 85.708 MW, às 15h41.
Com isso, acende-se um sinal de alerta. Apesar da bandeira tarifária estar verde, há o risco das contas de energia virem mais altas, o que pode causar surpresa entre os consumidores.
“É preciso cautela, dar preferência a equipamentos que consomem menos, como ventiladores e também aparelhos mais eficientes, como no caso dos aparelhos de ar condicionado aqueles que têm tecnologia inverter”, alerta a presidente do Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa-MS), Rosimeire Costa.
Mudança de hábito
No mês de dezembro de 2018, a Energisa-MS informou que o consumo foi 5% maior no Estado, puxado pelas altas temperaturas, ou seja, as contas que estão por vencer ou que venceram nos últimos dias já apresentaram aumento. A tendência, portanto, é que as próximas faturas também venham mais salgadas. Assim, o que é possível fazer para o bolso não sentir tanto a fuga das altas temperaturas?
Para o engenheiro elétrico Valdeir Acosta, que atua com consultoria energética a empresas, há vários fatores que interferem no aumento da conta de energia – desde fiação elétrica antiga à utilização de equipamentos eletrônicos antigos, que possuem tecnologia antiquada e que elevam o consumo.
“O investimento é a médio ou longo prazo, porque talvez a pessoa precise substituir uma geladeira por uma que tenha um consumo menor, por exemplo. Mas, em um ano já é possível perceber economia.E além disso, há atos mais simples, como trocar as lâmpadas com reator ou incandescentes por modelos econômicos, como as de LED, mais modernas e que geram menos calor”, conclui.
Confira abaixo algumas dicas que podem melhorar a sensação térmica no calor e gerar economia.
Cortinas fechadas
Fechar cortinas nos horários mais quentes pode ajudar a amenizar o calor em ambientes fechados, já que a luz tem menos incidência. Alguns tecidos especiais, que possuem película refletiva, podem manter o calor afastado da sua sala – assim como vidros refletivos.
Plantas
Casas com plantas costumam ter mais umidades, o que ajuda a manter o clima mais fresco. Além disso, árvores dentro dos lotes ajudam a diminuir não só a incidência de raios solares, como ajudam a manter um microclima mais fresco.
Luzes de LED
As lâmpadas mais modernas geram menos calor, iluminam mais e também barateiam a conta de energia, apesar de custarem mais caro.
Manter a umidade
Seja com baldes d’água, toalhas molhadas ou com aparelhos umidificadores, a sensação de calor deve diminuir nos dias quentes, já que a umidade ajuda a refrescar o ambiente, principalmente se o ventilar estiver ligado no lugar do ar-condicionado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.