Pular para o conteúdo
Cotidiano

Emprego no fim de ano? 5 dicas para ganhar uma vaga no comércio de Campo Grande

O fim do ano está próximo e aumentam as ofertas de emprego, principalmente para o comércio. Neste ano, a previsão é de pelo menos 5 mil vagas temporárias em Mato Grosso do Sul, sendo 1,5 mil em Campo Grande. As vagas temporárias são oportunidade para quem sofre com o desemprego e também são chance para […]
Arquivo -
(Foto Ilustrativa: Minamar Júnior/Midiamax)
(Foto Ilustrativa: Minamar Júnior/Midiamax)

O fim do ano está próximo e aumentam as ofertas de emprego, principalmente para o comércio. Neste ano, a previsão é de pelo menos 5 mil vagas temporárias em Mato Grosso do Sul, sendo 1,5 mil em . As vagas temporárias são oportunidade para quem sofre com o desemprego e também são chance para garantir um trabalho fixo. Para conquistar a vaga, a força de vontade é fundamental e até mesmo quem não tem experiência tem chance.

As oportunidades são atrativas para quem quer sair do desemprego. Em Campo Grande, a média salarial para trabalhos temporários no comércio é de R$ 1,2 mil, além de outros benefícios. O Jornal Midiamax conversou com especialistas, que deram dicas para os trabalhadores que sonham com um emprego neste . Confira as dicas:

Força de vontade em primeiro lugar

Para garantir a contratação temporária e até mesmo para tentar conquistar um emprego fixo, ter força de vontade e mostrar disponibilidade em aprender são comportamentos fundamentais. O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, Adelaido Vila, explica que é preciso demonstrar interesse e já é possível conquistar o empregador no momento da entrevista. Uma dica é pesquisar sobre a empresa que oferece a vaga.

“[O candidato] conquista demonstrando interesse, boa vontade, pesquisando sobre a atividade que você vai exercer. Quase todas as empresas têm redes sociais, visite, entenda o que a empresa faz, como ela se comunica”, recomenda. Segundo Vila, os empregos temporários ‘oxigenam’ o comércio, assim, um funcionário temporário com disponibilidade pode conquistar a vaga aquele que já estava empregado, mas não deu valor.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da -MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e de Mato Grosso do Sul), Daniela Dias, afirma que as pesquisas também apontam que o comportamento do candidato é mais importante que experiência. “O principal requisito é a proatividade, o funcionário deve tentar entender qual o objetivo da empresa, entender as propostas, encarar desafios e buscar a melhoria”.

Emprego no fim de ano? 5 dicas para ganhar uma vaga no comércio de Campo Grande
Compras de fim de ano incentivam o comércio e ofertas de vagas temporárias. (Foto: Minamar Júnior)

Procure conhecer o produto

Depois da disponibilidade, ter conhecimento sobre a área que pretende trabalhar é uma característica que pode fazer a diferença na hora da contratação. A economista Daniela Dias explica que o comportamento do consumidor mudou e ele costuma entender sobre o produto quando vai às lojas, às vezes até mais do que o vendedor, o que pode ser um problema.

Por isso, os empresários buscam funcionários que entendam sobre a empresa e o produto. “Há necessidade de conhecer o produto, entender o que o consumidor deseja e ser um bom ouvinte”.

Cursos são um diferencial

O presidente da CDL afirma que os cursos de qualificação profissional também podem ajudar o candidato a sair na frente dos concorrentes. Segundo ele, nem tudo é tão difícil quanto parece. “Além da CDL, temos cursos de treinamentos para vendas e há muitos vídeos no Youtube. Não tem dinheiro para o curso? Existe tudo disponível na internet, é só se dispor. As demais qualificações, a gente resolve dentro da própria empresa”, conta.

“Curso de qualificação pode ser diferencial. Além de comportamento, é bom ter habilidade técnica. Existem cursos online, rápidos, mas precisa mesmo é força de vontade. Os cursos podem ajudar a entender o consumidor e os empresários”, diz Daniela Dias.

Saiba lidar com as pessoas

Emprego no fim de ano? 5 dicas para ganhar uma vaga no comércio de Campo Grande
(Foto Ilustrativa: Minamar Júnior/Midiamax)

Parece até redundante, mas muitos candidatos ainda não se atentam a um pré-requisito importante para trabalhar com o comércio: saber lidar com as pessoas. O presidente da CDL explica que não adianta procurar um trabalho com vendas ou atendimento, se não é algo que o candidato goste de fazer.

“Aí vão ficar dois infelizes na relação, o funcionário e o empresário que o contratou. Se a pessoa não gosta de tratar com pessoas, não gosta de ter relacionamentos, de receber ordens, tem dificuldade de receber não, não adianta”.

Atenção com a apresentação pessoal

O presidente da CDL também orienta os candidatos com relação à apresentação pessoa. Não é preciso ter uma roupa nova, mas se atentar à limpeza e higiene pessoal destacam o candidato.

“Por mais simples que seja, ele precisa de uma apresentação que passe seriedade e disposição para o trabalho, essa primeira apresentação causa impacto. Outra dica é que no site da CDL tem os modelos de currículo, para deixar a apresentação ainda mais interessante”.

Outro cuidado é com as redes sociais. Segundo Adelaido Vila, as redes são uma ferramenta importante para conhecer o comportamento do candidato antes da contratação. É preciso ficar atento às postagens.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira