O (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) lançaram nesta quarta-feira o programa “Procon Legal, Legal”, que concederá certificação às empresas que apresentarem bom relacionamento com seus consumidores.

Procon-MS e CDL lançam programa para certificar empresas amigas do consumidor
Lançamento do programa | Foto: Thierre Monaco | Midiamax

O programa é lançado nesta data em comemoração aos 29 anos do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e sai do papel após três anos. O objetivo é trazer equilíbiro nas relações entre fornecedores e consumidores. Para tanto, as empresas deverão fazer cadastro no site do programa e, se atendidos os requisitos, receberão certificação atestando idoneidade nas relações de consumo.

O cadastro é realizado pelo site www.proconlegal.ms.gov.br. Lá, o comerciante encontra as regras do programa, informações legais, cuidados que deve ter com as compras e dicas de como ser uma empresa “amiga do consumidor”.

“É uma parceria entre o Procon-MS e a CDL que ocorreu em comum acordo. É uma junção de esforços de um órgão de e as empresas a fim de melhorar as relações de consumo”, aponta Marcelo Salomão, superintendente do Procon-MS.

O presidente da CDL, Adelaido Vila, destacou que a parceria vai proporcionar união de esforços entre a fiscalização e as próprias empresas, de forma a tornar as relações de consumo mais fortalecidas. “A CDL abriu as portas porque deseja sempre que os comerciantes andem lado a lado do Procon-MS”, comentou.

A primeira empresária a inscrever-se no programa, Loana Line, atua no ramo de pet shops. Para ela, o selo fornecido pelo Procon-MS dará mais credibilidade à empresa. “Quando soube do programa, procurei me inscrever porque acho que isso pode melhorar a credibilidade do estabelecimento”, comenta.

Cadastro positivo

A CDL deverá abrir, ainda, um stand dentro do Procon-MS, na Rua 13 de Julho, a fim de proporcionar a consumidores o ingresso no Cadastro Positivo, que reconhece bons pagadores.

“Nós cedemos o espaço e agora cabe à CDL providenciar a ocupação. O Procon-MS é casa do consumidor, é onde ele se sente mais à vontade. Então, nada mais justo que a CDL promova atendimento naquele lugar”, finaliza Salomão.