Pular para o conteúdo
Cotidiano

Processos de pessoas com deficiência terão tarja de prioridade em MS

Foi autorizada pela Corregedoria-Geral de Justiça a inclusão de uma tarja de prioridade nos processos de PCDs (pessoas com deficiência) em Mato Grosso do Sul. A decisão é do desembargador Sérgio Fernandes Martins, atendendo ao pedido da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de MS, com o parecer favorável do juiz auxiliar […]
Arquivo -

Foi autorizada pela Corregedoria-Geral de Justiça a inclusão de uma tarja de prioridade nos processos de PCDs (pessoas com deficiência) em Mato Grosso do Sul. A decisão é do desembargador Sérgio Fernandes Martins, atendendo ao pedido da Comissão Permanente de e Inclusão do Poder Judiciário de MS, com o parecer favorável do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, César Castilho Marques.

A STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) realizará a inserção da tarja no sistema de gerenciamento de processos Eletrônicos, SAJ, permitindo a identificação dos procedimentos em que uma das partes seja PCD, com o emprego de “prioridade nível 3”. A tarja estará disponível no 1º e 2 º Graus de jurisdição.

Vale destacar que atualmente, casos em que uma das partes são crianças, adolescentes ou idosos já possuem uma tarja de prioridade 1 e 2, conforme preleciona os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente.

De acordo com o TJMS, a decisão do Corregedor menciona que o tema relativo às tarjas de identificação no processo eletrônico está regulamentado no Provimento nº 70/2012 da Corregedoria-Geral de Justiça, entre os arts. 37 a 39, dividindo-se entre aquelas indicativas de regime de tramitação prioritária definida e as meramente informativas. O desembargador destaca que o sistema permite a criação desta distinção, que não há custos nesta alteração, além de outras vantagens para o cidadão.

O corregedor destaca que o Art. 9º da Lei nº 13.146/2015 preleciona que a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.

A tarja de prioridade 3, para processos em que uma parte é Pessoa com Deficiência, já está homologada no Sistema SAJ, no Primeiro Grau, de forma informativa. Após a efetivação e homologação da mudança, pela empresa gerenciadora do SAJ, os processos passarão a tramitar prioritariamente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina