O primeiro trecho da ciclovia e do recapeamento das duas pistas da avenida Presidente Ernesto Geisel deve ser inaugurado nas comemorações do aniversário de , em agosto próximo. De acordo com a Prefeitura da Capital, nos próximos 42 dias, a ponte sobre o , cruzamento da rua Bom Sucesso com a , estará interditada para a construção de 12 metros de gabião sob a estrutura e implantação de soleiras de amortecimento da água no leito da rua.

Segundo a Prefeitura, no lote um, são 551,6 metros entre as ruas Santa Adélia e Abolição, onde as margens já foram recompostas. A erosão foi controlada e ainda em fevereiro deve começar a urbanização da faixa das laterais. Aproximadamente, 60% da obra já está pronta.

O trecho onde as obras devem terminar só no final do primeiro semestre de 2020, é o lote dois (entre as ruas Abolição e Bonsucesso), de 860 metros, onde, por razões de segurança, foi preciso interditar o trânsito na pista centro/bairro. O solo é muito frágil, com nascentes, vulnerável à movimentação de terra que está sendo feita nas margens do rio. Além de gabião, haverá trechos com placas de concreto.  Aproximadamente, 35% do serviço está pronto.

Já o lote três, de 420 metros, que termina na ponte da rua Bom Sucesso, deve ficar pronto até dezembro deste ano. Até agora, já foram implantadas 40% da extensão de gabião. De 24.624,5 metros de gabião, ficaram prontos 9 mil metros, restando ainda 15.098 metros, chegando em alguns pontos a 8,5 metros de altura, com até 10 degraus.

Projeto retomado

A revitalização do Rio Anhanduí é um projeto antigo. No ano passado, a Prefeitura recuperou os recursos alocados junto ao Ministério das Cidades e fez a licitação.  A obra faz parte de um conjunto de ações que beneficiará diretamente os moradores dos bairros Marcos Roberto, Jockey Clube, Jardim Paulista e Vila Progresso.

Nesta etapa, estão previstas intervenções num trecho de 2 quilômetros, entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, investimento de R$ 48.497.999,21. Estão previstas intervenções para recompor as margens do rio, mas também dentro do leito, com implantação de soleiras (espécies de degraus) para reduzir a velocidade da água e reter areia que desce das cabeceiras, evitando assim o assoreamento, a formação de bancos de areia.

Rotas alternativas

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informa que os motoristas que normalmente atravessam a avenida Ernesto Geisel, pela rua Bom Sucesso, têm rotas alternativas.

Quem está na avenida da Bandeiras e deseja acessar a rua Bom Sucesso, no sentido avenida Bandeirantes, deve prosseguir pela avenida das Bandeiras, pegar a rua do Aquário e seguir pela rua José Paes de Farias até a avenida Bandeirantes.

Para quem está na avenida Europa e está indo em direção da avenida das Bandeiras ou pretendia acessar a avenida Ernesto Geisel em direção à área central, a orientação é dirigir-se à avenida Ernesto Geisel e fazer o retorno na rua José Paes de Farias ou prosseguir pela rua do Aquário em direção à avenida das Bandeiras.