Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prestes a serem despejados, moradores do Samambaia pedem ajuda de vereadores

Os moradores da ocupação Samambaia foram à Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (26) para pedir ajuda dos vereadores. Cerca de 470 famílias estão na iminência de um despejo e pedem que os vereadores ajudem a cobrar a desapropriação do local, que é um terreno privado. Segundo eles, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) prometeu […]
Arquivo -

Os moradores da ocupação Samambaia foram à Câmara Municipal de nesta terça-feira (26) para pedir ajuda dos vereadores. Cerca de 470 famílias estão na iminência de um despejo e pedem que os vereadores ajudem a cobrar a desapropriação do local, que é um terreno privado. Segundo eles, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) prometeu que daria moradia à comunidade.

Prestes a serem despejados, moradores do Samambaia pedem ajuda de vereadores
Edna afirma que prefeito prometeu moradia às famílias. (Foto: Richelieu Pereira)

A presidente da Comissão de Mulheres da Ocupação do Clube Samambaia, Edna Maria Cândido, usou a tribuna na Câmara para apontar as reivindicações dos moradores. Ela pede ajuda e conta que a comunidade pode ser expulsa da área a qualquer momento. “Estamos na iminência de uma reintegração de posse”, lamenta.

Segundo ela, os vereadores devem cobrar a promessa feita pelo prefeito em uma audiência pública no ano passado. Ele disse que faria a desapropriação do terreno e que todos deveriam ficar tranquilos. “Estamos indo para o enfrentamento, judicialmente a gente já perdeu. Nossa luta é política”. Ela ainda reclamou das cobranças abusivas nas contas de energia elétrica, já que mesmo nas casas humildes, a conta chegou a R$ 1 mil.

O líder do prefeito na Câmara, o vereador Chiquinho Telles (PSD), pontuou que a área é particular e que o dono do terreno pediu R$ 30 milhões à Prefeitura. Segundo ele, mesmo que houvesse um acordo, não há garantia de que as famílias pudessem permanecer, já que o Ministério Público determina a prioridade de quem está na fila da Emha (Agência Municipal de Habitação). “Talvez vocês não sejam contemplados”, disse.

Já o vereador Carlão (PSB) destacou que vereadores não podem fazer muito. A Câmara não tem competência para assuntos como o de compra de áreas para habitação.

A ocupação

A área foi ocupada em dezembro de 2016 e tem cerca de 18 hectares e fica nas localidades da Avenida dos Cafezais, no Bairro Los Angeles, onde funcionou o clube Samambaia, entre os anos de 1980 e 2005. No fim de novembro, uma liminar que permitia a moradia das famílias caiu e eles devem deixar a área.

O prefeito Marquinhos Trad até disse que iria avaliar a desapropriação do local para que as famílias permaneçam morando lá, mas lei vigente da Emha (Agência Municipal de Habitação) impede que isso aconteça. Isso porque, a atual lei estabelece que as moradias são distribuídas por sorteio e as famílias que estão no local podem “furar fila” de quem já espera por casa própria. Desta forma, se Prefeitura Municipal comprasse, de fato, o terreno, as famílias ainda deveriam deixar o local.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia cumpre mandado contra condenado a 31 anos por estupro de vulnerável

Botafogo, Cruzeiro, Inter e Red Bull Bragantino avançam e fecham as vagas na Copa do Brasil

Homem é preso em flagrante por importunação sexual contra adolescente

Com Neymar, Santos perde do CRB nos pênaltis e está fora da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Últimas Notícias

Brasil

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos

Do total de inscritos, 93% são brasileiros (42.383 profissionais)

Polícia

Motorista preso na BR-262 com ‘placa’ de cocaína

O homem disse que iria de Corumbá até Bonito

Brasil

Escritor e poeta Paulo Henriques Britto é eleito para a ABL

O poeta e jornalista Salgado Maranhão recebeu 10 votos

Cotidiano

Professores participam de formação sobre mudanças climáticas e educação ambiental

Voltado a docentes do 4º e 5º anos do ensino fundamental