Pular para o conteúdo
Cotidiano

Presidente da Fetems acha projeto que restringe eleições nas escolas ‘poderia ser pior’

Depois que o Governo do Estado apresentou um projeto de lei que traz restrições às eleições de diretores nas escolas, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) vai apresentar emendas. A Fetems pontua que o projeto até surpreendeu, considerando que o Governo do Estado tinha a intenção de acabar com […]
Arquivo -
O presidente da Fetems
O presidente da Fetems

Depois que o Governo do Estado apresentou um projeto de lei que traz restrições às eleições de diretores nas escolas, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) vai apresentar emendas. A Fetems pontua que o projeto até surpreendeu, considerando que o Governo do Estado tinha a intenção de acabar com todas as eleições de dirigentes escolares.

“O projeto tem vitórias da Fetems porque o governo queria acabar com eleição direta. Tirando escolas de tempo integral e escolas indígenas, vamos ter eleição direta em 87% da escolas”, diz o presidente da federação, Jaime Teixeira.

A principal mudança trazida pelo projeto é que algumas escolas não terão eleições para diretor. Entre elas, estão as escolas de tempo integral, confessionais, conveniadas, indígenas, cívico-militares, as que oferecem educação para pessoas privadas de liberdade, os centros de educação infantil, os centros de educação profissional, os centros de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e centros de formação de docentes e de apoio educacional. Nestes casos, o diretor deve ser indicado pela SED (Secretaria de Estado de Educação). Outra mudança é que os professores convocados não podem votar ou ser votados.

O deputado (PT) é presidente da Comissão de Educação na Assembleia e confirma que o Governo queria acabar com as eleições escolares e só não prosseguiu por pressão de deputados. Kemp afirma que a justificativa do Governo para que não haja eleições nas escolas integrais é de que estas unidades têm um regime diferente. Entretanto, ele acredita que isso pode abrir espaço para que os cargos nas escolas sejam ocupados por cabos eleitorais.

O presidente da Fetems pediu uma emenda à Comissão de Educação, para permitir que escolas integrais elejam seus diretores. “Não entendemos por que obstruir, daqui a pouco todas as escolas podem se tornar integrais”.

Outra emenda quer que os professores convocados em puras possam votar nas eleições escolares. “Eles não podem ser votados porque não são efetivos, mas [queremos] que eles possam votar. Os convocados em vaga pura têm o direito de votar da mesma forma que os demais”, explica Teixeira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa

Brasil

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Entre as vítimas fatais estão universitários da UFPA que estavam a caminho do congresso da UNE

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump