Pular para o conteúdo
Cotidiano

Presidente da Fetems acha projeto que restringe eleições nas escolas ‘poderia ser pior’

Depois que o Governo do Estado apresentou um projeto de lei que traz restrições às eleições de diretores nas escolas, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) vai apresentar emendas. A Fetems pontua que o projeto até surpreendeu, considerando que o Governo do Estado tinha a intenção de acabar com […]
Arquivo -
O presidente da Fetems
O presidente da Fetems

Depois que o Governo do Estado apresentou um projeto de lei que traz restrições às eleições de diretores nas escolas, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) vai apresentar emendas. A Fetems pontua que o projeto até surpreendeu, considerando que o Governo do Estado tinha a intenção de acabar com todas as eleições de dirigentes escolares.

“O projeto tem vitórias da Fetems porque o governo queria acabar com eleição direta. Tirando escolas de tempo integral e escolas indígenas, vamos ter eleição direta em 87% da escolas”, diz o presidente da federação, Jaime Teixeira.

A principal mudança trazida pelo projeto é que algumas escolas não terão eleições para diretor. Entre elas, estão as escolas de tempo integral, confessionais, conveniadas, indígenas, cívico-militares, as que oferecem educação para pessoas privadas de liberdade, os centros de educação infantil, os centros de educação profissional, os centros de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e centros de formação de docentes e de apoio educacional. Nestes casos, o diretor deve ser indicado pela SED (Secretaria de Estado de Educação). Outra mudança é que os professores convocados não podem votar ou ser votados.

O deputado (PT) é presidente da Comissão de Educação na Assembleia e confirma que o Governo queria acabar com as eleições escolares e só não prosseguiu por pressão de deputados. Kemp afirma que a justificativa do Governo para que não haja eleições nas escolas integrais é de que estas unidades têm um regime diferente. Entretanto, ele acredita que isso pode abrir espaço para que os cargos nas escolas sejam ocupados por cabos eleitorais.

O presidente da Fetems pediu uma emenda à Comissão de Educação, para permitir que escolas integrais elejam seus diretores. “Não entendemos por que obstruir, daqui a pouco todas as escolas podem se tornar integrais”.

Outra emenda quer que os professores convocados em puras possam votar nas eleições escolares. “Eles não podem ser votados porque não são efetivos, mas [queremos] que eles possam votar. Os convocados em vaga pura têm o direito de votar da mesma forma que os demais”, explica Teixeira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo prorroga prazo de audiência e consulta pública da parceria público-privada do HRMS

De drogas em pote de cosmético a Mounjaro do Paraguai, encomendas dos Correios são apreendidas em Campo Grande

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Últimas Notícias

Cotidiano

Médico ‘não vê’ cálculo e libera paciente que esperou 12 dias por vaga no Hospital Regional

Segundo familiares, paciente aguardava cirurgia mas foi liberada por cirurgião após médico dizer que tomografia com contraste não apresentou cálculos

Polícia

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

João Vilela foi retirado durante um dos testemunhos a pedido de vítima sobrevivente

Le Blog Maria Antonia

Por dentro do jato de luxo do Catar oferecido ao presidente Donald Trump

Fotos do avião mais luxuoso do mundo, um ‘palácio voador’, que o Qatar deu de presente para Erdogan e que ofereceu agora ao governo americano. Não está claro se o avião passou por alguma alteração interna ou externa. O avião precisará de alterações adicionais para atender aos requisitos de aeronaves presidenciais, informou o The Wall … Continued

Famosos

Virginia Fonseca se pronuncia após depor na CPI das Bets: “Me senti acolhida”

Influenciadora agradeceu aos senadores e advogados por fazê-la se sentir "acolhida e respeitada"