Equipes da Prefeitura de estão trabalhando desde o início da manhã deste sábado (2) na rotatória das Avenidas Ernesto Geisel e Rachid Neder, onde o asfalto foi praticamente arrancado pela enxurrada da última terça-feira, quando choveu mais de 106 mm na cidade, o previsto para um mês inteiro.

De acordo com a Prefeitura, serão aplicadas 48 toneladas de massa asfáltica para recompor o pavimento na circunferência da rotatória e nos acessos, que correspondem a 15% das 190 toneladas de massa utilizada num dia de serviço das equipes de tapa buraco nas sete regiões urbanas da cidade.

Além de refazer o pavimento, segundo o titular da (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fioresi, também será realizada a concretagem de uma travessia de aproximadamente 5 metros, por onde a enxurrada pode estar passando e contribuinte para o alagamento nesta rotatória.

Fioresi reconhece que, sem a construção de um piscinão mais acima, às margens da Avenida Rachid Neder, numa área próxima ao Clube Campestre Ypê, o problema de alagamento tende a se repetir, quando houver um temporal como o da semana passada.

Segundo ele, a estrutura de drenagem existente na região não é suficiente para escoar um volume de tão grande, num curto espaço de tempo. O mesmo problema ocorreu em outubro do ano passado, quando o Córrego Segredo transbordou neste trecho e também danificou o pavimento no entorno da rotatória.

A Prefeitura já protocolou projeto no Ministério da integração para construção de barragens e bacias de contenção nos rios que cortam o perímetro urbano. Uma destas intervenções é uma bacia de detenção às margens da Avenida Rachid Neder, com capacidade para 15 milhões de litro.

Essa avenida foi aberta nos anos 90 com a canalização do Córrego Cascudo, que desemboca no Segredo. A tubulação de 1,2 metro de diâmetro, com o processo de urbanização do entorno, não consegue mais absorver toda a enxurrada que acaba vindo pela superfície em alta velocidade, desembocando no Segredo, que acaba transbordando, onde recebe as águas do Cascudo.

Em outros locais onde a enxurrada também destruiu o pavimento, como no Jardim Paradiso e na Rua Dolor de Andrade, além de trechos da Rachid Neder, os reparos serão feitos após o Carnaval. Nestes pontos será preciso reforçar a drenagem e em alguns casos, refazer toda a base do pavimento. (Com assessoria)