Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura realiza o primeiro Fórum de Arborização MS para cidades sustentáveis

Assessoria Representantes de mais de 30 municípios do Estado estão reunidos nesta quinta (19) e sexta-feira (20) em Campo Grande para debater as principais questões e desafios no planejamento e na gestão da arborização pública durante o 1º Fórum de Arborização MS para Cidades Sustentáveis. Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, o evento contempla as […]
Arquivo -
Assessoria
Assessoria

Assessoria

Representantes de mais de 30 municípios do Estado estão reunidos nesta quinta (19) e sexta-feira (20) em para debater as principais questões e desafios no planejamento e na gestão da arborização pública durante o 1º Fórum de Arborização MS para Cidades Sustentáveis. Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, o evento contempla as ações da Semana da Árvore.

O prefeito Marquinhos Trad participou do evento e enfatizou a questão da correta orientação e manejo em relação à arborização urbana “Campo Grande é uma das cidades mais arborizadas do país, segundo dados estatísticos, onde em cada 100 unidades habitacionais, cerca de 96, há uma árvore plantada. Por isso, muito mais que orientar, temos que auxiliar na indicação das melhores espécies para o cultivo de acordo com o local e a região, seguindo o nosso Plano Diretor de Arborização Urbana. Sobretudo, em relação às podas para que não façamos das árvores um problema para a cidade”.

Para a coordenadora geral do Fórum e docente da pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de , Eliane Guaraldo, o Fórum proporcionará tanto um momento de reflexão como de grande aprendizado “É importante que representantes das administrações municipais que eles busquem auxílio de profissionais experientes e ao mesmo tempo capacitar esses técnicos para que possam incorporar as boas práticas do plantio, do planejamento, da manutenção das árvores na cidade.

O secretário do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, comentou sobre a relevância da arborização urbana para a gestão “Nós temos um instrumento importante, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA), além do nosso Plano Diretor de Arborização Urbana que futuramente será também atualizado, isso demonstra que temos importantes instrumentos para a questão ambiental. Entendemos que a partir do plantio da espécie adequada em local apropriado, essa árvore só trará benefícios para a cidade. Destacando que elas atuam diretamente na questão da drenagem urbana, do conforto térmico, embelezamento, produção de frutos e assim auxiliando na qualidade de vida da população, em especial na saúde das pessoas. Portanto, nós devemos entender a importância das árvores no meio urbano e realizar desta forma o manejo adequado para perpetuarmos a saúde delas e a nossa”.

O Fórum conta com a participação do meio científico/acadêmico, entidades/organizações profissionais e dos gestores públicos, que irão debater problemas e soluções, colhendo a contribuição da ciência e da prática, bem como as experiências – exitosas ou não – dos programas e ações voltados à arborização, além das expectativas e avanços em relação à arborização urbana.  Essa ação atende o objetivo 11 da Agenda 2030 da ONU para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, um compromisso firmado pela prefeitura para desenvolver a cidade com sustentabilidade.

O evento é realizado pelo Laboratório da Paisagem do Programa de Mestrado em Recursos Naturais (PGRN) da Universidade Federal de Mato Grosso da Sul e pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Conselho de e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas (ABAP-MS), Conselho Regional de Biologia 1º Região (SP, MT e MS), Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e Geotecnologias UFMS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ação atende a meta 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um compromisso da Prefeitura de Campo Grande com a Organização das Nações Unidas. Ele tem como propósito: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

 

Programação

 

19 de Setembro

 

07h30 Credenciamento dos inscritos

 

08h Abertura, apresentação da dinâmica do evento

 

08h30 Apresentação dos eixos temáticos

 

Eixo 1: Planejamento (facilitador: arq. Jussara Basso)

 

Eixo 2: Fomento da Arborização (facilitador: Flávio Mendes)

 

Eixo 3: Gestão da Arborização (facilitador: Flávio Barcelos)

 

Eixo 4: Pesquisa e Desenvolvimento (facilitador: Grasiela Porfirio)

 

Reflexões sobre a Arborização e Biodiversidade (facilitador: Camila Aoki)

 

Intervalo

 

09h10 Dinâmica em grupos (facilitadores e participantes)

 

11h30 Almoço

 

13h30 Lista de presença

 

13h50 Fórum de resultados parciais de cada eixo, com apresentação e debate

 

Intervalo

 

15h15 Continuação do Fórum de resultados de cada eixo

 

17h30 Término das atividades do dia

 

20 de Setembro

 

07h30 Lista de Presença

 

08h Resultados conclusivos do evento: painel geral de contribuições

 

Intervalo

 

11h30 Almoço

 

13h30 Lista de presença – Demonstração prática de trabalho em altura (Flávio Mendes).

 

Serviço: o CEA Polonês é situado na Rua Corveta, n. 141, Carandá Bosque.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem fica ferido após moto parar debaixo de carreta em Sidrolândia

Sem trégua: baixa umidade do ar predomina e mantém alerta de riscos em MS

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Prefeitura veta projeto de ar condicionado nos ônibus de Campo Grande

Rapaz é encontrado morto na BR-163 e suspeita é de atropelamento em MS

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

Delegação de vereadores da fronteira discutem Aeroporto Binacional de Ponta Porã

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende mais de três mil maços de cigarros contrabandeados na BR-419

Três pessoas foram presas

Política

Respiro de legalidade, avalia Coronel David sobre voto de Fux

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Coronel David (PL) avaliou como ‘respiro de legalidade e equilíbrio’, o voto contrário do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ao do colega Alexandre de Moraes, sobre as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Fux foi o último dos ministros do Supremo a se … Continued

Esportes

Cerveja, cigarro e tadalafila: Corinthians teria bancado mais de R$ 86 mil em gastos pessoais de Duílio

Planilha mostra cupons e notas fiscais com compras e produtos sem relação com o clube; ex-presidente nega

Famosos

Marília Mendonça vai ganhar série na Prime Video; cantora faria 30 anos nesta terça

Série terá acesso exclusivo a arquivos pessoais de Marília e exibirá depoimentos de amigos e familiares