Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura pede e TCE-MS autoriza reduzir jornada de servidores da educação

A prefeitura de Naviraí fez consulta e obteve autorização junto ao TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) para reduzir a jornada dos agentes de serviços escolares do município de 8h com duas de almoço para 6h ininterruptas. O pedido foi feito com base na previsão estatutária dos servidores. Segundo informado […]
Arquivo -
(Divulgação
(Divulgação

A prefeitura de fez consulta e obteve autorização junto ao TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) para reduzir a jornada dos agentes de serviços escolares do município de 8h com duas de almoço para 6h ininterruptas.

O pedido foi feito com base na previsão estatutária dos servidores. Segundo informado pelo prefeito José Izauri Macedo (DEM), desde o mandato anterior a categoria que atua na limpeza, manutenção e nas cozinhas das 11 escolas e creches do município trabalhava 6h em função de um acordo coletivo.

Contudo, recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) feita no ano passado sob pena de abertura de ação civil pública foi acatada pela administração retornando às 8h. “Deu problema”, resumiu o prefeito sobre a insatisfação gerada nos servidores e problemas para atendimento no horário de almoço.

Diante da situação, ele formulou questionamento ao TCE-MS verificando inclusive se a redução poderá ser feita sem redução e sem acréscimo de horas extras. “É possível a redução de jornada de 08 (oito) com intervalo de 02 (duas), para (06) seis horas ininterruptas, quando demonstrado que visa ao atendimento de interesse público, apenas por meio de lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, observando-se o princípio da irredutibilidade de vencimentos e a possibilidade da Administração Pública restabelecer a carga horária sem qualquer prejuízo ou alteração de vencimentos”, informou a Corte de Contas.

Com a resposta positiva, o prefeito informou que irá consultar o MPMS e assim que tiver autorização providenciar a alteração na jornada. “Já há uma prévia disposição legal. Eu quis consultar o Tribunal de Contas por uma questão de segurança”, destacou. 

Conforme a prefeitura, na próxima semana será oficializada a consulta ao Ministério Público e está sendo estudada a possibilidade de retorno à jornada reduzida por meio de decreto. Com a volta ao expediente de 6h, a prefeitura fará dois turnos de trabalho e os serviços administrativos das escolas em funcionamento das 6h às 18h. “O objetivo é normatizar o serviço que pode melhorar com a redução da jornada porque vamos deixar as escolas cobertas durante 12 horas em tempo integral”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV