Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura de Dourados e Sanesul devem assinar renovação da concessão de serviços por 30 anos

A prefeitura de Dourados está muito perto de assinar a renovação de contrato para a concessão de serviços de saneamento básico e abastecimento de água e esgoto com a estatal Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul). Nesta quarta-feira (4), a secretaria de planejamento apresentará os termos de Contrato conforme Leis […]
Arquivo -
Délia
Délia

A prefeitura de está muito perto de assinar a renovação de contrato para a concessão de serviços de saneamento básico e abastecimento de água e esgoto com a estatal (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul).

Nesta quarta-feira (4), a secretaria de planejamento apresentará os termos de Contrato conforme Leis 11.445/2007 e 4.289/19 em audiência pública a ser realizada a partir das 14h na Câmara de Dourados. A convocação aconteceu em Diário Oficial do Município e foi assinado pelo secretário Carlos Francisco Dobes Vieira que assumiu a pasta também da Fazenda nesta semana.

Prefeitura e estatal negociavam há meses a renovação, mas esbarravam em uma recomendação do MPE (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para um novo processo licitatório. Porém, a prefeitura diz que seguiu as normas em que tem direito para renovar diretamente com a empresa sem abrir nova licitação.

“Acredito que não teremos problema, pois estamos se baseando em leis e até mesmo membros do Ministério Público estarão nesta audiência pública para analisar o contrato. Se acharem algum ponto divergente, podemos fazer alguns ajustes, mas acredito que não terá”, disse o secretário Carlos Francisco Dobes Vieira ao Midiamax.

O contrato atual, que durou 20 anos, vence no próximo dia 9 e o novo acordo de concessão será de 30 anos. Para isso, a prefeitura diz que conseguiu ajustar pontos de interesse do município como, por exemplo, regras mais rígidas nas fiscalizações.

A minuta do novo acordo será apresentada para a população e não havendo divergências já irá para assinatura.

Autorização do legislativo

No dia 4 de julho foi aprovado na Câmara de Dourados o Projeto de Lei de autoria do executivo Municipal de Dourados, que autoriza a renovação da concessão dos serviços de saneamento do município com a Sanesul.

Dessa forma, a estatal e prefeitura ganharam o direito de assinar um novo Contrato de Programa, que é um modelo de contrato de gestão associada de serviços públicos, na qual o Estado e o município fazem um convênio e celebram um contrato para a prestação de serviço de saneamento básico, e do qual a Sanesul é a executora. Este mesmo processo de renovação já foi feito com os outros 68 (sessenta e oito) municípios atendidos pela Sanesul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maioria das lavouras de soja de MS está em condições regulares ou ruins

Grávida, noiva de Richarlison rebate críticas ao revelar nome do filho: ‘Não agrada todos’

SP: Nunes fica “surpreso” com esvaziamento da Cracolândia

Operação em conjunto entre PF e PC acaba com prisão em Campo Grande de abusador sexual

Notícias mais lidas agora

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Grupo que fazia vítimas no ‘tribunal do crime’ é preso em MS

felinos chegando mais perto de cidades e pessoas

Algo está acontecendo no Pantanal? Por que felinos estão chegando cada vez mais perto de cidades e pessoas em MS

Últimas Notícias

Brasil

Defesa de Bolsonaro pede cancelamento de audiências em investigação de tentativa de golpe

Defesa alegou não ter acesso integral às provas

Economia

Rota Bioceânica é tema de destaque na 59ª Expoagro em Dourados

A consolidação da Rota Bioceânica como um novo corredor de integração regional e logística internacional foi tema da palestra ministrada nesta segunda-feira (12) pelo assessor especial de Logística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Lúcio Lagemann, durante a 59ª Expoagro, em Dourados (MS).Dirigida a produtores rurais, empresários e lideranças políticas, … Continued

Polícia

PMA investiga desmatamento ilegal no assentamento Itamarati e dois são presos

Os policiais ambientais emitiram multas individuais de R$ 6 mil

Polícia

‘Choquito’, morto em confronto em Campo Grande, era conhecido por assassinar policiais

‘Choquito’ reagiu a uma abordagem dos policiais do Garras