A empreiteira responsável pelo recapeamento da iniciou uma segunda frente de drenagem na rua 2 de Maio, região do Cooaphama. A obra percorrerá 333 metros até o final da Rua Santa Adélia, quando encontra com a avenida Bandeirantes. Os primeiros 80 metros de drenagem já estão prontos, entre as ruas Pimenta Bueno e 26 de Agosto. Além disso, a Prefeitura informa que já está em execução o trecho de 150 metros de tubulação da quadra seguinte, da Rua Visconde Taunay até a Paissandu.

A etapa seguinte será entre as ruas Brilhante e Salgado Filho, numa extensão de 167 metros. Para evitar danos no asfalto novo, com abertura de valetas, a MS-Gás já iniciou a implantação de mil metros de rede, entre as avenidas Salgado Filho e Afonso Pena. Nas próximas duas semanas, a Águas Guariroba começa a trocar 700 metros de encanamento de cimento amianto por PVC, material menos suscetível a vazamentos.

O projeto de recapeamento da Bandeirantes, além do corredor do transporte coletivo, terá sete estações de pré-embarque, sinalização vertical, horizontal e semafórica. A obra também contempla a implantação de 3,7 km de drenagem, sendo 2,5 km na avenida e 1,2 km em vias transversais, como a rua Santa Adélia, para conexão com drenagem já existente que escoará a enxurrada até o Rio Anhandui.

“A drenagem, além do controle de enchentes, garante maior durabilidade ao pavimento, já que haverá menor enxurrada escoando pela superfície”, explica o secretário da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese.

A tubulação descerá na esquina da rua Santa Adélia até a Brigadeiro Tobias; na Raul Maluf até a Avenida Manoel da Costa (altura do CAPS); subirá na Rua José Lacava até a Rua Brilhante; rua Airton Pacco Araújo para se conectar com a rede existente na Rua Javari.  A Rua Tabatinguera receberá drenagem até a Rua Raul Maluf.

A revitalização da Avenida Bandeirantes, integra o projeto de mobilidade urbana, a via faz parte do corredor do sudoeste, ligação entre o centro da cidade e os terminais Bandeirantes e General Osório. O projeto, incluindo a sinalização e sete estações de pré-embarque, está orçado em R$ 8,7 milhões. Serão executados 4,1 km de recapeamento. A Prefeitura informa que todo o pavimento atual, que está comprometido e cheio de ondulações por sucessivos tapa buracos, será retirado e em alguns locais, até a base do asfalto será refeito, o chamado remendo profundo.

(com informações da PMCG)