Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura apresenta dados sobre violência que norteará políticas públicas para as mulheres

Assessoria A Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU) realizou um mapeamento  para levantar informações qualitativas e quantitativas sobre a violência contra a mulher em Campo Grande. O documento “Mapeamento da Violência em Campo Grande” revela dados importantes, que servirão de fonte de consulta para embasar a formulação das políticas públicas para a mulher. Os […]
Arquivo -

Assessoria

A Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU) realizou um mapeamento  para levantar informações qualitativas e quantitativas sobre a violência contra a mulher em . O documento “Mapeamento da Violência em Campo Grande” revela dados importantes, que servirão de fonte de consulta para embasar a formulação das políticas públicas para a mulher. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (13), na Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (SEMU).

“Esta é a primeira pesquisa científica realizada na cidade que se refere aos diferentes tipos de violência contra as mulheres e ajuda a traçar um perfil socioeconômico daquelas que já sofreram ou sofrem algum tipo de violência. Ele nos ajudará a elaborar políticas públicas que tenham mais a ver com a nossa realidade”, enfatizou a subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini.

De acordo com Crisrober Silva, um dos responsáveis pela pesquisa, o mapeamento foi baseado não somente em dados estatísticos dos órgãos oficiais, mas também foram ouvidas mulheres da comunidade, muitas as quais nunca apresentaram nenhum tipo de denúncia.

“Existe uma lacuna das mulheres que não procuram ajuda e fomos em busca destas mulheres para tentar obter resultados mais precisos. A pesquisa ainda revelou que não se pode abrir espaço para a concessão de qualquer tipo de violência,” destacou Crisrober.

Segundo o mapeamento, no ano de 2017, o perfil da mulher com maiores percentuais de violência é da região de Anhanduizinho. A média de idade é de 30 e 59 anos, com renda própria e regular com vínculo. Alem disso, a pesquisa ainda informa que a violência mais citada pelas entrevistadas, considerando ao longo de suas vidas, é a psicológica.

Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Nélis Braúna, a principail causa da violência contra a mulher é a cultura machista e de patriarcado, que acaba inferiorizando o papel das mulheres.

“A Patrulha atende mulheres que já possuem medidas protetivas de todas as classes sociais e diferentes idades. Ultimamente, temos visto o aumento do número de violência patrimonial. Muitas mulheres não denunciam por vergonha, dependência psicológica ou financeira. Porém, a gente procura incentivar as denúncias, até de terceiros. Basta ligar no 180,” afirmou Nélis.

O Mapeamento foi financiado com recursos de convênio celebrado com o Governo Federal e em breve estará disponível de forma online.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Últimas Notícias

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil