Escassez de alimentos na Lagoa Maior faz com que aproximadamente 70 capivaras sejam remanejadas do local até novembro. A lagoa está situada em Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande.
Os animais devem ser removidos para o Parque do Pombo, que fica a 40 quilômetros da cidade. Segundo levantamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, atualmente existem 159 capivaras, entre filhotes e adultos habitando a lagoa, de acordo com o JP News.
A Secretaria do Meio Ambiente reforçou a alimentação das capivaras com cana e folhagens durante a semana passada, que estão sendo colocadas em cochos na lagoa. A mesma situação aconteceu no ano passado. Devido ao período de estiagem, as capivaras saem da lagoa e buscam alimentos nas ruas e bairros próximos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Toniel Fernandes, algumas até migraram para a 2ª Lagoa, mas devido a quantidade, o ideal, de acordo com ele, é o remanejamento para uma área mais apropriada.
O manejo das capivaras foi autorizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
JACARÉS
Toniel informou que o processo para remoção dos jacarés da Lagoa Maior continua. Segundo ele, ainda existem seis animais no local, mas são ariscos. Em junho do ano passado, uma ação civil pública pediu a retirada de jacarés da lagoa, após um cachorro ser comido por jacarés.
Ação civil pública é do promotor de Justiça do município, Antônio Carlos Garcia de Oliveira. O remanejamento dos animais da lagoa foi autorizada pelo Ibama. Animais de até 84 quilos foram removidos da lagoa maior.