Pular para o conteúdo
Cotidiano

Polícia boliviana declara apoio a protestos e fronteira com Corumbá permanece fechada

Fechada há 19 dias, a fronteira entre Corumbá e Bolívia não tem previsão de ser reaberta. O protesto realizado por lideranças políticas de oposição a Evo Morales pede a renúncia do presidente eleito além de nova eleição presidencial. Policiais bolivianos estão amotinados e se declararam favoráveis aos manifestantes. Conforme apurado pelo site Diário Corumbaense, após […]
Arquivo -
(Diário Corumbaense)
(Diário Corumbaense)

Fechada há 19 dias, a fronteira entre e não tem previsão de ser reaberta. O protesto realizado por lideranças políticas de oposição a Evo Morales pede a renúncia do presidente eleito além de nova eleição presidencial. Policiais bolivianos estão amotinados e se declararam favoráveis aos manifestantes.

Conforme apurado pelo site Diário Corumbaense, após o setor de transporte pesado ter declarado apoio aos manifestantes, na noite de sexta-feira (8), em algumas cidades, o comando da Polícia Boliviana também anunciou apoio à mobilização.

Moradores das cidades de fronteira teriam também se deslocado até a unidade policial em Puerto Suárez e um policial afirmou à imprensa que o comando da região também está junto ao povo.

Na cidade de Santa Cruz de La Sierra, policias de diferentes unidades chegaram de caravana ao Comando Departamental reforçando o motim da instituição Verde-Oliva neste sábado (9). Fora do prédio a população a saída do comandante Igor Echegaray.

Ainda conforme o Diário Corumbaense, um contingente de policiais, com bandeiras da Bolívia e de Santa Cruz saiu para o terraço do Comando, dando sinal de que essa região também se junta ao motim instalado em vários departamentos desde a sexta-feira.

Também na sexta-feira, o ministro da Defesa, Javier Zavaleta, descartou operações militares nas ruas, enquanto o ministro de governo, Carlos Romero, defendeu um diálogo para resolver o tumulto que se estende por todo o país.

Em Cochabamba, os policiais amotinados pedem reajuste salarial e aposentadorias no mesmo posto da FFAA (Forças Armadas) e a independência política garantida por não ser instrumento de nenhum governo.

Evo Morales

O presidente Evo Morales falou no final da noite desta sexta-feira, pelas redes sociais, a situação que o país está passando e que se agravou depois que a Polícia de Cochabamba, em primeira instância, entre outras regiões (incluindo Santa Cruz, Chuquisaca e Beni) declarou apoio aos manifestantes que exigem a sua renúncia.

“Irmãs e irmãos, nossa está em risco devido ao golpe de estado lançado por grupos violentos que prejudicam a ordem constitucional”, disse a primeira parte do pronunciamento feito por Morales que complementa dizendo que denunciou a situação para a comunidade internacional.

Vale lembrar que o país está enfrentando manifestações desde o dia 20 de outubro, quando grande parte da sociedade passou a pedir anulação da eleição presidencial por suspeita de fraude.

Evo Morales convocou ainda suas bases para enfrentar a situação. “Peço ao nosso povo que cuide pacificamente da democracia e da CPE para preservar a paz e a vida como bens supremos acima de qualquer interesse político”, disse.

Em resposta ao pronunciamento, Luis Fernando Camacho, o líder cívico e atualmente o principal oponente de Morales, disse que o golpe de estado ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2016, citando o Referendo que rejeito a a possibilidade de Morales se candidatar a um novo mandato.

Mas que um ano depois, o presidente conseguiu a liberação do Tribunal Constitucional para disputar a reeleição indefinidamente.

Com informações do jornal El Deber.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto

Política

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

O parlamentar ressalta que o Brasil é um país soberano