A PMA (Polícia Militar Ambiental) divulgou a nova Cartilha de Pesca, que contém as mudanças nas normas de pesca em MS. Na prática, a cartilha define quais as cotas de captura, bem como a determinação de tamanhos máximos para quatro espécies, sendo elas: o jaú, o pintado, o cachara e o pacu.

O documento também especifica sobre o dourado, espécie que teve sua pesca proibida, a partir deste ano em MS, com validade por cinco anos. A regra também se estende ao piracanjuba, peixe pertencente à bacia do rio Paraná, que já tinha pesca proibida.

De acordo com a tabela única da cartilha, são 30 gêneros e espécies com as especificações de medidas para as bacias do rio Paraná e Paraguai, com os respectivos tamanhos mínimos. Vale lembrar que houve aumento do tamanho mínimo do pintado, que era de 85 centímetros e foi para 90 centímetros e do cachara que era de 80 centímetros e foi para 83 centímetros.

PMA divulga Cartilha do Pescador 2019 com novas regras de pescaOnze espécies de iscas vivas também ganharam determinação de tamanhos mínimos de captura, além de especificação de normas sobre captura e transporte, estabelecidos por normas federais e valem para qualquer rio brasileiro.

Petrechos proibidos

A cartilha prescreve todos os petrechos proibidos para a pesca amadora e profissional, estabelece os rios em que a pesca é proibida em qualquer tempo e aponta os locais onde são permitidos apenas a modalidade pesque-solte. A publicação tem orientação também sobre a licença de pesca e um passo-a-passo da nova forma de emiti-la, modificada neste mês no portal do órgão ambiental.

Além de especificar as penalidades administrativas e penais para os tipos de infringências das normas, o documento ainda especifica telefones e e-mails de contado de todas as sub-unidades da PMA no Estado.

Clique AQUI para fazer o download.