Pular para o conteúdo
Cotidiano

Plano de saúde é condenado a pagar indenização por negar atendimento a gestante

A Unimed – Campo Grande foi condenada pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a pagar R$ 20 mil, por danos morais ao se negar uma paciente enquanto estava em trabalho de parto. Por unanimidade, os desembargadores da 5ª Câmara Cível negaram recurso interposto pela empresa e deram parecer favorável à solicitante. […]
Arquivo -

A foi condenada pelo (Tribunal de Justiça de ) a pagar R$ 20 mil, por danos morais ao se negar uma paciente enquanto estava em trabalho de parto.

Por unanimidade, os desembargadores da 5ª Câmara Cível negaram recurso interposto pela empresa e deram parecer favorável à solicitante. Ela foi obrigada a ser transferida a um hospital vinculado ao SUS (Sistema Único de Saúde) para conseguir realizar o parto.

De acordo com a ação, o caso aconteceu em julho de 2015, quando a paciente teve o rompimento da bolsa gestacional e sangramento. Ela foi levada ao Hospital Beneficente São Mateus de , credenciado ao plano, mas o médico plantonista constatou que a requerente necessitava de um parto e, pelo bebê ser prematuro, em uma unidade hospitalar que tinha UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal – no local não haveria a estrutura.

Ela foi encaminhada ao Hospital Evangélico de Dourados, onde poderia ser feito o atendimento necessário, porém não havia nenhum obstetra de plantão credenciado pelo convênio. A unidade entrou em contato com o convênio, e se fosse o caso, para que autorizasse o obstetra plantonista do hospital a realizar o parto, mas a paciente foi informada pela central de atendimento que o plano de saúde nada poderia fazer.

Diante da urgência, a gestante orientada a procurar o Hospital Universitário de Dourados, pois ele atende pelo SUS e possui UTI Neonatal.

Descumprimento contratual

Após o pedido de indenização, o plano de saúde recorreu argumentando que a autora do processo não enviou solicitação de atendimento. Assim, não teria comprovado a falha na prestação do serviço e o descumprimento contratual. Porém, os desembargadores entenderam que houve falha na prestação de serviço, pois a paciente não foi atendida quando necessitava.

Em seu voto, o relator do processo, o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, afirmou que não existem motivos para que o plano deixe de se responsabilizar pelo encaminhamento a outro hospital conveniado. Ele afirmou ainda que o fato representa desrespeito ao artigo 4º, III, do Código de Defesa do Consumidor, que esclarece o dever das contratantes a fim de garantir o respeito aos clientes.

“Ora, se fosse para utilizar o sistema público de saúde, não haveria necessidade de formalizar contrato de plano de saúde com a apelada, sendo óbvio que o descumprimento contratual não acarretou mero prejuízo material, mas a angústia e sofrimento que, a meu ver, caracterizam o dano moral indenizável”, disse o desembargador.

Outro lado

Por meio de nota, a Unimed Campo Grande respondeu que foi recentemente notificada acerca da decisão proferida no citado processo e o caso está sendo avaliado pela assessoria jurídica para eventual interposição de recurso.

A Unimed Campo Grande reitera, no entanto, que aos seus beneficiários é sempre disponibilizada a rede credenciada de atendimento conforme determina a Lei, as normativas da ANS (Agência Nacional de Saúde) e o âmbito de abrangência do contrato individual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com pagamento atrasado há 20 dias, vigilantes de Campo Grande ameaçam parar

Sebrae lança nova linha de crédito exclusiva para mulheres empreendedoras

Sem velório, caseiro morto em ataque de onça será sepultado em Anastácio

Quais as chances do próximo papa ser brasileiro? Confira quais poderiam vencer o conclave

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

Onça teria voltado ao local de ataque e mexido onde estava corpo do caseiro: ‘Atrás da caça’

Quais as chances do próximo papa ser brasileiro? Confira quais poderiam vencer o conclave

senador celulose

Novo embaixador quer missão para fortalecer investimentos na celulose entre MS e Áustria

Últimas Notícias

Polícia

Cunhado de caseiro morto em ataque afirma que serão colocadas armadilhas no local para capturar onça

Cunhado afirmou que onça voltou no local e virou casa da vítima

Trânsito

Caminhão não vê Kwid e carro vai parar em poste da Duque de Caxias

O casal seguia para uma consulta médica e a idosa precisou ser socorrida pelo Samu

Emprego e Concurso

Comper e Fort Atacadista abrem 400 vagas exclusivas para pessoas acima dos 50 anos

Para se candidatar às vagas, basta comparecer a uma das unidades das redes Supermercados Comper ou Fort Atacadista

Política

Alems terá Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente

Jovens têm experimentado dificuldades econômicos e exclusão do mercado de trabalho