Após ser picada por um , a menina de 6 anos continua internada em estado grave no HRMS ( de Mato Grosso do Sul). Ela respira por aparelhos e está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica. A evolução do quadro de saúde da criança nas próximas horas é importante para saber se ela conseguirá sobreviver.

O médico Sandro Benites, coordenador do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), explica que, geralmente, os óbitos de crianças causados pela picada de animais venenosos acontecem nas primeiras 24 horas.

“Vamos aguardas as próximas horas, elas serão fundamentais para o prognóstico em relação à sobrevida da criança. Mas, como ela é uma criança ‘grande', de seis anos e 28 kg, acreditamos que ela vai sair dessa”, comentou.

A menina de seis anos ficou em estado grave após ter sido picada por um escorpião no Bairro Campo Nobre nesta terça-feira (24) em . Segundo informações, a criança brincava próximo de casa, quando foi picada. Ela ficou em coma induzido na UTI. Foram utilizadas oito ampolas de soro antiescorpiônico e drogas vasoativas para manter o coração ativo.

Orientações da Sesau

Nesta época de calor, a (Secretaria Municipal de Saúde Pública) dá dicas para a prevenção contra os escorpiões. A primeira delas é a de deixar fechados os ralos de banheiro, pias e tanques, locais por onde os bichos podem surgir.

Em seguida, a dica é manter a casa sempre limpa, sem entulhos e outras sujeiras, já que isso atrai baratas. E são as baratas as principais refeições dos aracnídeos. A terceira dica é a de manter sua residência, quintal e até calçada livres das baratas e outros insetos, que podem ser combatidos com dedetização simples

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Capital também alerta que a população deve tomar muito cuidado na hora de realizar a eliminação do aracnídeo. O escorpião deve ser abatido sem o uso de inseticidas, uma vez que as substâncias podem deixá-lo ainda mais irritado e ativo, causando ainda mais riscos a quem esteja por perto.