Pular para o conteúdo
Cotidiano

Parceria entre Fundtur e Uniderp quer identificar potenciais de empreendimentos rurais de MS para o turismo

A Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) assinou Termo de Cooperação Mútua com a universidade Uniderp – Anhanguera Educacional para executar pesquisa que tem como objetivo de analisar o potencial empreendedor e consciência ambiental das empreendimentos na região do Pantanal e demais áreas prioritárias. A pesquisa é voltada aos empreendimentos rurais que […]
Arquivo -
Fundtur e Uniderp assinam parceria para pesquisa | Foto: Divulgação | Fundtur
Fundtur e Uniderp assinam parceria para pesquisa | Foto: Divulgação | Fundtur

A -MS (Fundação de de Mato Grosso do Sul) assinou Termo de Cooperação Mútua com a universidade Uniderp – Anhanguera Educacional para executar pesquisa que tem como objetivo de analisar o potencial empreendedor e consciência ambiental das empreendimentos na região do Pantanal e demais áreas prioritárias.

A pesquisa é voltada aos empreendimentos rurais que pretendem investir ou diversificar seu produto para o turismo rural ou ecoturismo. A pesquisa, que será desenvolvida pelo Observatório do Turismo de MS (ObservaturMS) em conjunto com a instituição de ensino, pretende nortear a reestruturação dessas empresas.

Segundo o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, é importante traçar o perfil e as necessidades das fazendas e pousadas pantaneiras tanto para o novo investidor, quanto para quem já opera o turismo.

“Para a Fundação de Turismo e o ObservaturMS essa parceria é fantástica, pois ainda temos dificuldades nas informações qualitativas dos empreendimentos e dos turistas que os visitam. Conhecemos a origem e o fluxo dos turistas, mas não conhecemos a fundo o perfil de consumo desses visitantes ou o comportamento gerencial dos empresários que os recebem. Portanto, para a Fundação de Turismo essa parceria com a Uniderp é muito importante no desenvolvimento de novas estratégias para auxiliar esses empresários pantaneiros”, enfatiza Wendling.

Pesquisa

A pesquisa pretende revelar as características empreendedoras, gerenciais e ambientais que os empresários dos ambientes rurais do Estado identificam como importantes para a diversificação bem sucedida da empresa com o turismo rural e o ecoturismo.

Os produtos dessa pesquisa poderão subsidiar os projetos e programas para o desenvolvimento regional e auxiliar a manutenção dos negócios e o ambiente natural.

Para Danielle Moura, coordenadora operacional do Observatório do Turismo de MS, o turismo é reconhecido como uma das estratégias potenciais para as empresas do meio rural aumentarem ou diversificarem as suas receitas.

“Pretendemos identificar as estruturas emergentes de competências, habilidades e consciência ambiental que orientem o empreendedor na melhoria do seu desempenho financeiro e que agreguem valor aos negócios, já que os proprietários rurais são cada vez mais reconhecidos como empreendedores que precisam desenvolver novas habilidades e capacidades para continuarem competitivos”, salienta a coordenadora.

O início do contato e sensibilização com os empreendimentos está previsto entre agosto e setembro de 2019 e a coleta de dados ocorrerá a partir de outubro, com aproximadamente 70 empresários nos municípios de Aquidauana, , Campo Grande, Corumbá, e Miranda. Como contrapartida ao empreendimento participante da pesquisa, o ObervaturMS  enviará um relatório técnico que pode orientar a empresa rural a ser mais competitiva.

(Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Um mês depois, família não sente mágoa de onça que matou Jorginho

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

Últimas Notícias

Brasil

PF diz que Júnior Mano é ‘figura estruturante de organização criminosa’ para desvio de emendas

Desvio de emendas foram destinadas a mais de 50 municípios do Ceará

Brasil

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

Investigação ainda não concluiu motivos do aumento dos ataques

Polícia

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

O rapaz está precisando de doações de sangue com urgência

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal