As constantes quedas de sistema do (Departamento Estadual de Trânsito) que interrompem serviços e irritam usuários podem, enfim, acabar. Pelo menos é isso o que promete o órgão, que agora trocará a operadora de linha de dados por uma nova.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (21), o diretor-presidente do órgão, Luiz Rocha, afirmou que os problemas recorrentes acontecem por uma falha em uma linha que a operadora Oi fornece ao local. O problema, que voltou a ser registrado na semana passada, agora poderá ser solucionado, promete o Detran.

“A providência que iremos tomar vai ser suspender os serviços com a Oi e contratar uma nova fornecedora. Quem vai fornecer essa nova linha será a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a recomendação de mudança veio da Serpro também”, afirma Luiz.

A nova linha vai começar a funcionar em um prazo de 60 a 90 dias. Toda a instalação vai custar R$ 2,7 mil. A operadora Oi já foi notificada e deverá restabelecer esses links e conexões até que as novas instalações estejam disponíveis.

De acordo com Robson Alencar, diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, os usuários não serão prejudicados com relação ao prazo de compromissos vencidos nesse período em que o sistema estiver fora do ar.

O órgão ressalta que a falha é nacional e que o usuário deve ligar para o telefone (67) 3368-0500, antes de ir a uma agência e acabar perdendo viagem por quedas no sistema.