Para abrir turmas de EJA, escola no Aero Rancho convoca alunos até no Facebook
A história da Escola Estadual Professora Neyder Suelly Costa Vieira, localizada no bairro Aero Rancho, confunde-se com a implantação do sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Mato Grosso do Sul. Tanto é que, desde 2004, a escola é referência em ajudar o público-alvo a concluir o ensino médio e até conquistar aprovações em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A história da Escola Estadual Professora Neyder Suelly Costa Vieira, localizada no bairro Aero Rancho, confunde-se com a implantação do sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Mato Grosso do Sul. Tanto é que, desde 2004, a escola é referência em ajudar o público-alvo a concluir o ensino médio e até conquistar aprovações em vestibulares.
O problema, no entanto, é que as turmas de EJA são criadas após o surgimento de uma demanda. Ou seja: se os alunos não procurarem as escolas que oferecem turmas já no começo do ano, elas podem não ser ofertadas.
Esse não é exatamente o problema da escola Neyder Suelly, que sempre consegue montar várias turmas. Mas, de acordo com o diretor pedagógico da escola, professor Marcio Wagner, caso os estudantes adiantassem os pedidos a implantação do calendário ficaria bem mais fácil.
“Não é que não vá ter turma, a gente sempre consegue montar várias, cada uma com 40 estudantes. O problema é que o cronograma fica prejudicado, já que os professores do EJA são convocados a partir da demanda”, explica o diretor.
Por isso, neste ano, a estratégia encontrada foi recorrer às redes sociais e nelas apresentar aos alunos em potencial os atrativos da escola, bem como uma espécie de “antes e depois” de alguns alunos que receberam formação. Com diploma de ensino médio nas mãos, muitos deles conseguiram melhor posicionamento no mercado de trabalho e outros foram até buscar ensino superior.
“Temos ex-alunos enfermeiros, engenheiros civis, fisioterapeutas, professores, enfim, estudantes que por algum motivo atrasaram a formação no ensino médio, mas que não desistiram do sonho quando foram para a EJA”, explica o diretor, que é concursado desde 2000.
Segundo ele, as redes sociais, principalmente o Facebook, permitiram maior contato com os ex-alunos. “Agora que a gente vê onde eles foram parar, que caminho seguiram na vida, a gente consegue trazer essas histórias para incentivar”, detalha o professor. “Foi essa a ideia do vídeo”, destacou.
EJA
Atualmente, o EJA tem duração de 4 semestres e tem formação modular. O sistema faz com que os alunos que por uma razão ou outra desistam dos estudos em determinado ponto do ano tenham como aproveitar os módulos. Na Escola Estadual Professora Neyder Suelly Costa Vieira, as turmas de EJA Ensino Médio são à noite.
A escola fica localizada na Rua R. Março Aurélio Beir, 100, no Conjunto Aero Rancho. Os telefones para contato são (67) 3314-6067 e (67) 3314-6097. Confira o vídeo clicando AQUI.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.