Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pais protestam contra municipalização de escola em Dourados

A sessão da Câmara Municipal de Dourados desta segunda-feira (2) foi praticamente tomada por pais de alunos que protestaram contra a municipalização da Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo. Empunhando faixas e cartazes, os manifestantes gritaram palavras de ordem exigindo a presença da secretária estadual de educação Maria Cecília Amêndola da Motta. Durante o […]
Arquivo -
Pais afazem manifesto na câmara
Pais afazem manifesto na câmara

A sessão da Câmara Municipal de desta segunda-feira (2) foi praticamente tomada por pais de alunos que protestaram contra a municipalização da Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo. Empunhando faixas e cartazes, os manifestantes gritaram palavras de ordem exigindo a presença da secretária estadual de educação Maria Cecília Amêndola da Motta.

Durante o espaço Tribuna Livre que é aberto à comunidade, o presidente da APM (Associação de Pais e Mestres), João Xavier de Campos Júnior  e o representante dos pais, Leandro Carlos Francisco, explicaram aos vereadores que a proposta do Governo do Estado é extremamente prejudicial à comunidade. Segundo eles, além de deixar alunos sem aulas, uma vez que a Prefeitura ainda não está totalmente comprometida com o processo e com a demanda que ele irá exigir.

Na avaliação do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Dourados, (PSDB), há um entendimento entre os legisladores, que os trâmites precisam ficar bem claros. “Para que o assunto seja bem esclarecido é necessário estabelecer o diálogo entre as partes e que , principalmente os interlocutores do Governo do Estado, ouçam a comunidade”, disse Guedes.

Para o presidente da Comissão de Educação, Elias Ishi (PT), não existe outro caminho a ser tomado que não seja o entendimento. “Nem a secretaria Estadual de Educação está sendo clara nas suas intenções, nem a prefeitura de Dourados está totalmente a par do que essa mudança representa e o impacto que ela pode trazer para as famílias ”, comentou o vereador.

Pedestal

Por outro lado, na avaliação dos manifestantes, está faltando coragem dos representantes do Governo do Estado em explicar o que realmente irá acontecer. “A dona Maria Cecília fica lá no gabinete bem acomodada em seu pedestal e ignora o drama dos pais dos alunos que  estão sofrendo com a falta de perspectiva. Na verdade ela  está com medo  de vir aqui e encarar a realidade de frente”, pondera a educadora física Lindinéia Pegorari.

Ela  não esconde a preocupação com o futuro de seus dois filhos e também de outras crianças da comunidade escolar. “O que eles querem fazer  não é a municipalização e sim um abandono de um compromisso”, disse a educadora.

Durante a participação um debate realizado pela Câmara de Vereadores de ,  a secretária Estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta defendeu a gestão estadual e as decisões de municipalização: “Gostaria de esclarecer as tomadas de decisões que a Secretaria faz e o porquê ela faz. A nossa missão é garantir a qualidade de ensino e aprendizado. Nós atendemos a população e quando tomamos uma atitude fazemos uma análise. Segundo dados, em 2008 famílias tinham em média seis filhos, hoje dados do o IBGE aponta que está caindo o número de natalidade de crianças por família”, explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira