Pacientes que foram à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon tiveram que ter paciência, na manhã desta terça-feira (22). Leitores do Jornal Midiamax relataram demora de até quatro horas para atendimento.

Conforme uma das pacientes, a escala indica quatro médicos, mas, segundo ela, somente um estaria atendendo. A paciente ainda procurou a assistente social da UPA, mas, foi informada que a profissional está de férias e não há um substituto no período da manhã.

Por volta das 10 horas, conforme outra paciente, é que os médicos começaram a chamar quem chegou às 6 horas.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a UPA Leblon está com a escala médicos completa: quatro profissionais previstos e quatro estão no local em atendimento. A Secretaria explicou que um médico precisa atender os pacientes que estão na ala vermelha, que neste momento são quatro, e que necessitam de atendimento periódico e constante e ainda prestar apoio aos encaminhados pelas viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Resgate. Outro médico reavalia os pacientes que estão em observação.

“Os outros dois realizam o atendimento ambulatorial de pacientes classificados como verde e azul, mas precisam, também, prestar apoio aos colegas profissionais no interior da unidade em casos graves. Portanto, pacientes classificados como verde e azul estão com tempo de atendimento dentro do tempo protocolar”, explicou por meio de nota.

A Sesau ainda orienta que os pacientes em situação não tão grave podem procurar uma das 22 unidades de saúde (UBS/UBSF) com horário estendido (das 7h às 19h), que serão atendidos, haja vista que a maioria destas enfermidades podem ser solucionados nestes locais.