Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pacientes de MS são afetados por desabastecimento de remédio para esclerose múltipla

Pacientes de Mato Grosso do Sul, que fazem tratamento para esclerose múltipla, estão sofrendo com o desabastecimento nacional do medicamento Fingolimode. Em Campo Grande, pacientes que foram até à Farmácia Escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que possui termo de cooperação com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), não encontraram o […]
Arquivo -

Pacientes de Mato Grosso do Sul, que fazem tratamento para , estão sofrendo com o desabastecimento nacional do medicamento Fingolimode. Em , pacientes que foram até à Farmácia Escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que possui termo de cooperação com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), não encontraram o medicamento disponível.

Uma leitora do Jornal Midiamax relatou que, segundo informações da Farmácia Escola, a falta do medicamento aconteceu problemas na licitação e a medicação não tem previsão de chegada. “A farmacêutica aconselhou ligar lá no final da primeira quinzena de janeiro para saber se foi restabelecido a entrega do medicamento”, diz.

Ainda segundo a paciente, a falta do medicamento pode acarretar problemas no desenrolar do tratamento. “O remédio é de extrema importância para o tratamento de uma doença crônica. A falta do uso da medicação pode acarretar na quebra do tratamento dos pacientes, levando à estaca zero”, comenta.

O medicamento para o tratamento de escleroso múltipla é de alto custo e o valor de uma caixa do genérico chega a quase R$ 6 mil na farmácia, inviabilizando a compra para muitos pacientes.

O Jornal Midiamax procurou a SES (Secretaria Estadual de Saúde) desde a semana passada, mas, não houve retorno das solicitações encaminhadas por email. Já o Ministério da Saúde confirmou a falta do remédio e alegou problemas com o fabricante. Em outros estados, como o problema também está afetando pessoas que fazem o tratamento.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição do medicamento já foi iniciada e, até o fim da semana, a previsão é de que todos os estados tenham sido reabastecidos. (Nota na íntegra)

O Ministério da Saúde informa que já iniciou a distribuição do medicamento Fingolimode e até o final da semana, todos os estados estarão abastecidos. São enviados 86.492 cápsulas do medicamento para abastecer unidades de saúde no primeiro trimestre de 2019.

A compra foi emergencial e o atraso na aquisição se deu por problemas com o fabricante. Paralelo à essa aquisição emergencial, também está em andamento um novo pregão eletrônico para uma compra maior, o que garantirá o abastecimento para restante do ano.

A esclerose múltipla é uma disfunção crônica que afeta o sistema nervoso e se manifesta geralmente por surtos agudos que levam à paralisia de membros e à falta de coordenação motora, entre outros sintomas.

O tratamento é feito com o uso de medicação contínua e é possível evitar a progressão da enfermidade. A interrupção do tratamento por 15 dias já é suficiente para que o paciente tenha piora no quadro clínico e volte a enfrentar episódios da doença, com intensidade e duração imprevisíveis.

A aquisição e a distribuição dos medicamentos é centralizada no Ministério da Saúde devido ao preço elevado e à indisponibilidade dos itens no mercado convencional, de acordo com informações do MPF (Ministério Público Federal).

Fale com os jornalistas do Midiamax

A leitora entrou em contato com o Jornal Midiamax pelo telefone (67) 3312-7400. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões também podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Últimas Notícias

Polícia

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Acidente ocorreu em uma curva acentuada

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

A dúvida é: quem paga essa conta cara hoje?

Bastidores

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Governador passou em comércios no centro de Campo Grande na terça-feira (15)

Sérgio Cruz - O dia na história

1797 – Fundação de Miranda

Governador Caetano Pinto de Miranda mandou fundar, em 16 de julho de 1897, o presídio Nossa Senhora de Carmo do Emboteteu