Pacientes de MS são afetados por desabastecimento de remédio para esclerose múltipla
Pacientes de Mato Grosso do Sul, que fazem tratamento para esclerose múltipla, estão sofrendo com o desabastecimento nacional do medicamento Fingolimode. Em Campo Grande, pacientes que foram até à Farmácia Escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que possui termo de cooperação com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), não encontraram o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pacientes de Mato Grosso do Sul, que fazem tratamento para esclerose múltipla, estão sofrendo com o desabastecimento nacional do medicamento Fingolimode. Em Campo Grande, pacientes que foram até à Farmácia Escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que possui termo de cooperação com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), não encontraram o medicamento disponível.
Uma leitora do Jornal Midiamax relatou que, segundo informações da Farmácia Escola, a falta do medicamento aconteceu problemas na licitação e a medicação não tem previsão de chegada. “A farmacêutica aconselhou ligar lá no final da primeira quinzena de janeiro para saber se foi restabelecido a entrega do medicamento”, diz.
Ainda segundo a paciente, a falta do medicamento pode acarretar problemas no desenrolar do tratamento. “O remédio é de extrema importância para o tratamento de uma doença crônica. A falta do uso da medicação pode acarretar na quebra do tratamento dos pacientes, levando à estaca zero”, comenta.
O medicamento para o tratamento de escleroso múltipla é de alto custo e o valor de uma caixa do genérico chega a quase R$ 6 mil na farmácia, inviabilizando a compra para muitos pacientes.
O Jornal Midiamax procurou a SES (Secretaria Estadual de Saúde) desde a semana passada, mas, não houve retorno das solicitações encaminhadas por email. Já o Ministério da Saúde confirmou a falta do remédio e alegou problemas com o fabricante. Em outros estados, como São Paulo o problema também está afetando pessoas que fazem o tratamento.
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição do medicamento já foi iniciada e, até o fim da semana, a previsão é de que todos os estados tenham sido reabastecidos. (Nota na íntegra)
O Ministério da Saúde informa que já iniciou a distribuição do medicamento Fingolimode e até o final da semana, todos os estados estarão abastecidos. São enviados 86.492 cápsulas do medicamento para abastecer unidades de saúde no primeiro trimestre de 2019.
A compra foi emergencial e o atraso na aquisição se deu por problemas com o fabricante. Paralelo à essa aquisição emergencial, também está em andamento um novo pregão eletrônico para uma compra maior, o que garantirá o abastecimento para restante do ano.
A esclerose múltipla é uma disfunção crônica que afeta o sistema nervoso e se manifesta geralmente por surtos agudos que levam à paralisia de membros e à falta de coordenação motora, entre outros sintomas.
O tratamento é feito com o uso de medicação contínua e é possível evitar a progressão da enfermidade. A interrupção do tratamento por 15 dias já é suficiente para que o paciente tenha piora no quadro clínico e volte a enfrentar episódios da doença, com intensidade e duração imprevisíveis.
A aquisição e a distribuição dos medicamentos é centralizada no Ministério da Saúde devido ao preço elevado e à indisponibilidade dos itens no mercado convencional, de acordo com informações do MPF (Ministério Público Federal).
Fale com os jornalistas do Midiamax
A leitora entrou em contato com o Jornal Midiamax pelo telefone (67) 3312-7400. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões também podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.