Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pacientes com lesão medular podem receber atendimento gratuito em faculdade

Pacientes que sofreram lesão medular podem ser beneficiados pelo projeto de extenção Crelame, da Faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande. Na iniciativa, alunos do 1º ao 7º semestre do curso de Fisioterapia buscam resgatar as possibilidades dos pacientes. “Nosso diferencial é resgatar as possibilidades e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida”, explica o professor […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Pacientes que sofreram lesão medular podem ser beneficiados pelo projeto de extenção Crelame, da Faculdade Estácio de Sá, em . Na iniciativa, alunos do 1º ao 7º semestre do curso de Fisioterapia buscam resgatar as possibilidades dos pacientes.

“Nosso diferencial é resgatar as possibilidades e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida”, explica o professor Leandro Hubner. Segundo ele, pacientes que tiveram lesões do pescoço para baixo podem ser atendidos pelo projeto, após avaliação. Uma das contrapartidas, porém, é que o paciente busque uma reinserção no mercado de trabalho ou volte a estudar, por exemplo.

O projeto existe há 12 anos e, desde então, mais de 80 pacientes foram atendidos. Os alunos são todos voluntários no projeto. Além do tratamento fisioterápico, os pacientes recebem outros atendimentos, se necessário.

“Nós fazemos um atendimento intensivo. Então, se tem algum paciente que necessite de atendimento psicológico, por exemplo, nós o encaminhamos para a psicóloga aqui da Faculdade. E, desta maneira, garantimos que se cumpra a função social e que um ajude ao outro”, explica Hubner, que também é o coordenador do projeto da Estácio Campo Grande.

Um dos pacientes atendidos no Crelame é Peter Douglas Vieira da Silva, 28 anos. Ele trabalhava como autônomo, quando sozinho bateu a motocicleta no meio fio, na Avenida Salgado Filho. O acidente foi há três meses e há dois meses e meio ele é atendido pelo projeto de extensão.

“Não lembro de nada do acidente. Só me lembro de ter acordado na UPA, quando fiquei sabendo que não ia mexer as pernas. Agora, já consegui sair da cadeira para a cama sozinho e estou conseguindo ficar sentado”, conta ele, que tem comemorado as pequenas vitórias.

O acidente não paralisou a rotina de Peter. Ele continua frequentando as aulas do EJA e já até volta para casa sozinho, às vezes. “Na ida, meu irmão me leva. Mas, na volta, algumas vezes já voltei sozinho, na cadeira de rodas”.

Serviço – O atendimento é feito duas vezes por semana (às segundas e quartas-feiras), na Unidade TV Morena da Estácio Campo Grande. Os interessados devem entrar em contato com o professor Leandro Hubner pelo telefone 3348-8830, das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira, para agendar uma avaliação e verificar a disponibilidade de vagas para atendimento.

(Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola