A abertura da Campanha Outubro Rosa será realizada na próxima terça-feira (1°) e mulheres entre 45 e 65 anos poderão fazer mamografias gratuitas na Capital. Até o fim do mês, o HCAA ( de Alfredo Abrão) fará o exame gratuitamente.

Segundo o Hospital, não é preciso agendar. Serão distribuídas 85 senhas por dia para os exames, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 h. Os resultados da serão disponibilizados para as pacientes em até 15 dias úteis.

Outubro Rosa: Hospital do Câncer oferece mamografias gratuitas a partir de terça-feira
Fonte: HCAA

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Promovida anualmente, a campanha tem o objetivo de compartilhar informações e conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce da doença.

O objetivo é ampliar o acesso ao exame para um diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura. Palestras também serão realizadas pelos profissionais do HCAA para desmistificar crenças em relação à doença.

A campanha é uma parceria do HCAA, ONG Américas Amigas, (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande e o SESC-MS (Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul) – que disponibilizará uma carreta que ficará em frente ao hospital. As mamografias serão disponibilizadas no HCAA e também na carreta do SESC-MS.

Rede Feminina de Combate ao Câncer

Além da abertura da campanha Outubro Rosa, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande vai inaugurar um espaço dentro da área do Hospital do Câncer. O espaço será destinado exclusivamente para os trabalhos sociais desenvolvidos pela Rede, que fornece gratuitamente perucas, lenços, sutiãs com próteses e outros itens para pacientes em tratamento.

A nova sede contará com o Bazar do Bem que comercializará artesanatos especiais confeccionados por pacientes com reaproveitamento de tecidos e outros produtos produzidos artesanalmente por voluntárias, além dos tradicionais guarda-chuvas, canecas, copos e camisetas Outubro Rosa.

No amplo espaço também funcionará o brechó com roupas e calçados e outros itens recebidos em doações cuja renda total será revertida para auxiliar os pacientes. Uma lanchonete chamada ‘Sabores Rosa' também estará à disposição do público no espaço totalmente voltado para a solidariedade.

Formado integralmente por voluntárias, a Rede Feminina de Combate ao Câncer percorre diariamente os corredores do HCAA fazendo acolhimento emocional, com abraços, sorrisos e carinho entregues junto com o “Chá e pão do Amor”. A Rede também é responsável pela Casa de Apoio, que hospeda gratuitamente pacientes e acompanhantes vindos do interior durante os tratamentos. No período, eles recebem além da hospedagem, refeições e transporte até o HCAA.