Orçada em R$ 3,1 milhões, a obra do quartel do Corpo de Bombeiros em Bonito, distante 268 quilômetros de Campo Grande, tem previsão para ser concluída em agosto de 2020. Serão mais de 972 m² de área construída e o prédio será dividido em três blocos: administrativo, operacional e de alojamentos. 

O terreno onde o quartel está sendo construído foi doado pela Prefeitura Municipal, na Rua Coronel Pilad Rebuá – a principal de . O recurso para a obra é da (Agência de Gestão de Empreendimentos). A ideia de construir mais um quartel começou a ser discutida em 2016, ano em que a doação do terreno foi feita.

O bloco administrativo terá no térreo recepção, sanitários, copa, almoxarifado, sala de análise e sala de vistoria/expediente. No primeiro andar terão mais sanitários, sala do estado maior integrado e assessorias e sala do comandante com lavabo. O bloco terá uma elevador para garantir o acesso de pessoas com deficiência ao pavimento superior.

Já o bloco operacional terá uma ampla garagem coberta para até cinco caminhões e sala de reserva operacional para guarda de equipamentos. Por último, o bloco de alojamentos terá sala de descanso e refeições, sanitários, cozinha, lavanderia e os alojamentos, com vestiários masculinos e femininos para sargentos, cabos, soldados e oficiais – o espaço pode abrigar até 22 bombeiros.

A implantação abrigará ainda pátios de manobra, estacionamentos para 21 automóveis com vagas para pessoas com deficiência e idosos, calçadas acessíveis e paisagismo com amplas áreas permeáveis.

Na arquitetura do edifício, o destaque fica com a orientação solar, iluminação natural, conforto térmico, com a legislação municipal e com as necessidades operacionais particulares das atividades ali desenvolvidas. 

O projeto ainda conta com tratamento estético diferenciados, com uso de peles de vidro e revestimentos de fachada em alumínio da cor vermelha, criando destaque para o edifício que se localiza na entrada de um dos principais destinos turísticos do mundo.