Pular para o conteúdo
Cotidiano

Notificações do Procon-MS a postos de combustíveis no interior de MS já chegam a 50

O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) já soma 50 notificação a postos de combustíveis do interior do Estado, com o objetivo de averiguar razões pelas quais a queda no preço do combustível não tem sido percebida, segundo denúncias de consumidores. Segundo a superintendência, somente nos três últimos meses (dezembro, janeiro e fevereiro), […]
Arquivo -

O (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) já soma 50 notificação a postos de combustíveis do interior do Estado, com o objetivo de averiguar razões pelas quais a queda no preço do não tem sido percebida, segundo denúncias de consumidores.

Segundo a superintendência, somente nos três últimos meses (dezembro, janeiro e fevereiro), um total de 50 denúncias de preços que não foram reduzidos motivaram as notificações, a partir das quais é solicitada a apresentação de planilhas com informações. Após análise, o órgão fiscalizador consegue determinar se os preços são abusivos ou se a não redução é justificada.

Entre as informações solicitadas, destaque para o valor da compra de óleo diesel na distribuidora; o preço na bomba para venda ao consumidor; e o respectivo percentual de diferença – o que configura o lucro obtido pelo posto de serviços em questão. Para a gasolina e o etanol, a pesquisa visa verificar o valor unitário (preço) do litro de cada um dos combustíveis.

Repasses

De acordo com o Procon-MS, uma das questões levantadas é o repasse das reduções do preço da gasolina ao consumidor final, quando da queda dos valores nas refinarias. Caso isso não esteja acontecendo, o posto deve informar as razões técnicas ou operacionais que possam justificar o fato dessas reduções não chegarem às bombas.

As notificações exigem que o fornecimento de informações seja acompanhado de documentos que comprovem a veracidade, tais como Nota Fiscal de aquisição do produto junto às distribuidoras, cupom fiscal de venda ao consumidor e, ainda, livro de movimentação de combustível.

No atendimento às reclamações, equipes do Procon Estadual estiveram em nove municípios: Maracaju, em dezembro, onde foram notificados dez postos. Já em janeiro foram fiscalizados 11 estabelecimentos em . No mês de fevereiro os municípios fiscalizados pelas equipes foram (4 postos), Nova Alvorada do Sul (3 postos), Terenos (4 postos), Ribas do Rio Pardo (5 postos), Sidrolândia (8 postos), Dois Irmãos do Buriti (2 postos) e Corguinho (3 postos).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PT pede que Lula suspenda relações diplomáticas e comerciais com Israel

Moradores de Corumbá podem ficar sem água neste sábado

De ballet a K-Pop, UFMS abre inscrições para escola de dança

VÍDEO: Boi invade rodovia e deixa duas pessoas feridas no distrito de Lagoa Bonita

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Primeiras do Brasil, MS capacita mulheres em áreas da construção civil

Últimas Notícias

Cotidiano

Fogo na vizinhança? Saiba como denunciar quem causa incêndio em Campo Grande

Atear fogo em terrenos é considerado crime ambiental e pode gerar multa

Transparência

Justiça mantém perda de cargo e multa a médico que cobrava propina no SUS

Defesa de Ricardo da Fonseca Chauvet entrou com recurso, mas perda de cargo, pagamento de multa e restrições para contratar com o Poder Público foram mantidas por juízes do TJMS

Esportes

Brasil para no potente ataque da Polônia e disputará o 3º lugar da Liga das Nações de vôlei

Seleção brasileira perdeu por 3 sets a 0

Polícia

Incêndio destrói Fiat Uno em Ribas do Rio Pardo

Para apagar as chamas, o Corpo de Bombeiros utilizou aproximadamente 2 mil litros de água