No último dia para aderir ao PDV, apenas 142 entraram com pedido de demissão

Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para que os servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul protocolem os pedidos de adesão ao PDV (Programa de Desligamento Voluntário), aberto desde o dia 31 de maio, data em que foi publicado o decreto do governador no DOE-MS (Diário Oficial do Estado). Conforme a assessoria de imprensa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Segov determina home office para servidores. (Divulgação
Segov (Divulgação

Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para que os servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul protocolem os pedidos de adesão ao PDV (Programa de Desligamento Voluntário), aberto desde o dia 31 de maio, data em que foi publicado o decreto do governador no DOE-MS (Diário Oficial do Estado).

Conforme a assessoria de imprensa da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), 142 solicitações foram realizadas até hoje. As pastas de Saúde e Educação foram as com o maior número de pedido de desligamento.

O balanço final, com dados como os valores de rescisão e a média salarial dos servidores que pediram demissão voluntária, só deve ser divulgado na próxima quarta-feira (17). Por ora, não há informações sobre prorrogação de prazo de adesão, mas ao Jornal Midiamax, o secretário Roberto Hashioka não descartou a possibilidade.

No começo do mês, em 1º de julho, 492 servidores tinham manifestado interesse em aderir ao desligamento voluntário, porém o número não correspondeu ao total de trabalhadores que efetivamente deram entrada no pedido: 44. No dia 25 de junho, o número de pedidos registrados era de 25.

PDV

Criado a partir do decreto nº 15.233/2019, o PDV é uma maneira que o Governo do Estado encontrou para reduzir os gastos com pessoal, já que a máquina pública tem operado acima do seu limite prudencial, e também para que servidores que não se adequem a nova jornada, de oito horas, possam sair do serviço público reduzindo prejuízos.

Podem aderir ao programa servidores que estão em cargos efetivos, integrantes de carreiras da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, até o limite máximo de 15% do quantitativo dos cargos efetivos de cada carreira.

A solicitação pode ser realizada no setor gestão de pessoas do órgão em que o servidor for vinculado. Lá, também podem ser tiradas dúvidas sobre o programa. Após o pedido, os servidores terão que aguardar ainda 45 dias úteis, após a data de encerramento da adesão, para saber se o requerimento foi deferido ou não.

*texto modificado para atualização do total de pedidos realizados

Conteúdos relacionados

Bazar beneficente