Pular para o conteúdo
Cotidiano

No Maio Amarelo, prioridade é conscientizar motoristas na cidade

Mais uma edição da campanha Maio Amarelo foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira (7). Com ações educativas e lúdicas, o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada do Vida no Trânsito) quer pautar discussões sobre segurança viária junto á população. A campanha dá resultados. A tendência é que indicadores melhorem progressivamente, sobretudo em relação a mortes […]
Arquivo -

Mais uma edição da campanha foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira (7). Com ações educativas e lúdicas, o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada do Vida no Trânsito) quer pautar discussões sobre segurança viária junto á população.

A campanha dá resultados. A tendência é que indicadores melhorem progressivamente, sobretudo em relação a mortes no trânsito. Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) entre janeiro e abril de 2018, quando os radares não estavam em funcionamento na Capital, foram registradas 25 mortes. No mesmo período neste ano, já com 29 radares em funcionamento, o número caiu para 23.

“Nossa prioridade é conscientizar o motorista no perímetro urbano. Quando conseguimos mudar o comportamento do condutor nessa localidade, isso se estende a todos os locais a que ele for”, aponta Ivanise Rotta, chefe da Divisão de Educação da Agetran.

No Maio Amarelo, prioridade é conscientizar motoristas na cidade
O prefeito Marquinhos Trad defende aplicação de multas como forma de educar “pelo bolso” (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Ela destaca que dos 23 óbitos em 2019, 14 eram de motociclistas e 3 de ciclista. Acidentes sempre são mais graves para quem utiliza esses veículos. É por isso, segundo Rotta, que a preservação da vida precisa nortear ações trânsito. “Quando o tema da campanha diz que ‘no trânsito o sentido é a vida’, ela está dizendo que precisamos ser conscientes dos riscos para evitá-los”, acrescenta.

A diretora para Educação no Trânsito do (Departamento Estadual de Trânsito), Elijane de Jesus Nantes Coelho, também esteve presente à mobilização nesta manhã. Segundo ela, a redução de mortes no trânsito em caiu quase que pela metade neste ano, também no período de janeiro a abril.

“Foram 73 mortes anos passado, contra 37 no mesmo período, neste ano. Uma redução de 49%, a qual queremos que seja ainda maior”, aponta a diretora.

No Maio Amarelo, prioridade é conscientizar motoristas na cidade
Após radares reativados, número de mortes no trânsito diminuiu na Capital (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), que também esteve no lançamento oficial do Maio Amarelo, defendeu a aplicação de penalidades a quem cometer infrações como uma forma de promover mudanças no comportamento.

“Acredito que a diminuição das estatísticas ruins só ocorrem quando se atinge o bolso do condutor”, aponta. Trad destacou, a propósito, os 29 radares de velocidade já em pleno funcionamento na Capital.

“No trânsito, o sentido é a vida, como diz a campanha. Mas, muitos ainda só valorizam o patrimônio. Eu acredito que os semáforos e radares são eficazes. Para se ter uma ideia, em um dos radares novos, mais de 10 milhões de pessoas passaram e só 0,22% delas foram multadas”, conclui o prefeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro