Pular para o conteúdo
Cotidiano

No Maio Amarelo, prioridade é conscientizar motoristas na cidade

Mais uma edição da campanha Maio Amarelo foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira (7). Com ações educativas e lúdicas, o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada do Vida no Trânsito) quer pautar discussões sobre segurança viária junto á população. A campanha dá resultados. A tendência é que indicadores melhorem progressivamente, sobretudo em relação a mortes […]
Arquivo -

Mais uma edição da campanha foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira (7). Com ações educativas e lúdicas, o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada do Vida no Trânsito) quer pautar discussões sobre segurança viária junto á população.

A campanha dá resultados. A tendência é que indicadores melhorem progressivamente, sobretudo em relação a mortes no trânsito. Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) entre janeiro e abril de 2018, quando os radares não estavam em funcionamento na Capital, foram registradas 25 mortes. No mesmo período neste ano, já com 29 radares em funcionamento, o número caiu para 23.

“Nossa prioridade é conscientizar o motorista no perímetro urbano. Quando conseguimos mudar o comportamento do condutor nessa localidade, isso se estende a todos os locais a que ele for”, aponta Ivanise Rotta, chefe da Divisão de Educação da Agetran.

No Maio Amarelo, prioridade é conscientizar motoristas na cidade
O prefeito Marquinhos Trad defende aplicação de multas como forma de educar “pelo bolso” (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Ela destaca que dos 23 óbitos em 2019, 14 eram de motociclistas e 3 de ciclista. Acidentes sempre são mais graves para quem utiliza esses veículos. É por isso, segundo Rotta, que a preservação da vida precisa nortear ações trânsito. “Quando o tema da campanha diz que ‘no trânsito o sentido é a vida’, ela está dizendo que precisamos ser conscientes dos riscos para evitá-los”, acrescenta.

A diretora para Educação no Trânsito do (Departamento Estadual de Trânsito), Elijane de Jesus Nantes Coelho, também esteve presente à mobilização nesta manhã. Segundo ela, a redução de mortes no trânsito em caiu quase que pela metade neste ano, também no período de janeiro a abril.

“Foram 73 mortes anos passado, contra 37 no mesmo período, neste ano. Uma redução de 49%, a qual queremos que seja ainda maior”, aponta a diretora.

No Maio Amarelo, prioridade é conscientizar motoristas na cidade
Após radares reativados, número de mortes no trânsito diminuiu na Capital (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), que também esteve no lançamento oficial do Maio Amarelo, defendeu a aplicação de penalidades a quem cometer infrações como uma forma de promover mudanças no comportamento.

“Acredito que a diminuição das estatísticas ruins só ocorrem quando se atinge o bolso do condutor”, aponta. Trad destacou, a propósito, os 29 radares de velocidade já em pleno funcionamento na Capital.

“No trânsito, o sentido é a vida, como diz a campanha. Mas, muitos ainda só valorizam o patrimônio. Eu acredito que os semáforos e radares são eficazes. Para se ter uma ideia, em um dos radares novos, mais de 10 milhões de pessoas passaram e só 0,22% delas foram multadas”, conclui o prefeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano