Pular para o conteúdo
Cotidiano

Negociação de MS com a Bolívia garantirá gás de cozinha mais barato, diz governo

Assessoria A concretização da compra do gás de cozinha diretamente da Bolívia pela Copagaz, uma das maiores distribuidoras de gás de botijão do Brasil, beneficiará diretamente a população de Mato Grosso do Sul com o barateamento dessa fonte de energia doméstica. O acordo de importação, anunciado pela empresa, é resultado das articulações feitas pelo governador […]
Arquivo -
Assessoria
Assessoria

Assessoria

A concretização da compra do diretamente da Bolívia pela Copagaz, uma das maiores distribuidoras de gás de botijão do Brasil, beneficiará diretamente a população de Mato Grosso do Sul com o barateamento dessa fonte de energia doméstica. O acordo de importação, anunciado pela empresa, é resultado das articulações feitas pelo governador Reinaldo Azambuja junto ao governo da Bolívia e a Petrobras.

“É um ganho extraordinário para o Estado, que terá um preço diferenciado na venda do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) para o consumidor, favorecendo principalmente a classe de menor poder aquisitivo, e um incremento significativo na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, afirmou o governador.

Para atingir a meta de importação direta do gás natural boliviano, o Governo de Mato Grosso do Sul iniciou negociações com a Bolívia há três anos, a partir da abertura do mercado de gás pelo governo brasileiro. O governador Reinaldo Azambuja liderou as tratativas com o país vizinho, que culminaram, inicialmente, com a importação do gás para a termelétrica de e pelo grupo russo Acron, que comprou a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), de . O acordo foi assinado em junho deste ano, em Santa Cruz de La Sierra.

Oportunidades de negócios

Em outra frente de negociações, o Governo do Estado, por meio da MS Gás (Companhia de Gás de MS) e Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), mediou as tratativas com a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos S/A (YPFB) para a compra direta do GLP pela Copagaz, garantindo o acesso da população a um produto mais barato, além de fomentar outras oportunidades de negócios para o setor.

“Para o governo de Mato Grosso do Sul é extremamente importante essa parceria com o governo boliviano, principalmente em função do gás natural, não só para a termelétrica e a UFN3 e  agora a Copagaz. Hoje a Bolívia é a principal fornecedora de gás natural para o Brasil e consequentemente de ICMS para o nosso Estado”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro, presente ao acordo assinado na Bolívia pelo governador Reinaldo Azambuja.

Com o mercado nacional atualmente dependente da Petrobras, a Copagaz  (Grupo Zahran) será a primeira empresa brasileira a importar o gás de cozinha. São 72 mil toneladas/ano, direcionadas principalmente para a região Centro-Oeste. O volume contratado com a YPFB equivale a 1% do consumo do país, porém representará cerca de 1/3 das vendas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e cerca de 12% das vendas da Copagaz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ceará surpreende e acaba com série invicta do Cruzeiro dentro do Mineirão

Em dia simbólico para mulheres negras, Nala foi coroada Miss Trans Plus Size em concurso 

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Carro fica completamente destruído após motorista bater em carreta na MS-141

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Jovem de 20 anos é decapitado e tem órgãos retirados do corpo em aldeia de Paranhos

Últimas Notícias

Polícia

Filho agride mãe de 86 anos com puxões de cabelo e a joga contra geladeira após briga por cães

Agressão levou mãe a pedir medida protetiva de urgência contra o filho em Campo Grande (MS)

Esportes

São Paulo aproveita erros do Fluminense, se segura no fim e vence a 3ª seguida no Brasileirão

Resultado fez o São Paulo encerrar a 17ª rodada com 22 pontos, próximo do G-6

Esportes

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhas

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhasForam dois ouros, três pratas e sete bronzes

Brasil

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

Adesão ao acordo com governo pode ser feita até novembro