Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na Câmara, Conselho Tutelar diz que candidatos na Justiça atrapalharam eleição

Representante da Comissão Eleitoral do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Alessandra Hartman alegou nesta terça-feira (15) na Câmara de Campo Grande que a inclusão de candidatos sub judice desorganizou o processo de apuração da eleição. Com utilização de urnas de lona e cédulas de papel e demora na divulgação do […]
Arquivo -
Alesandra Hartman
Alesandra Hartman

Representante da Comissão Eleitoral do (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Alessandra Hartman alegou nesta terça-feira (15) na Câmara de que a inclusão de candidatos sub judice desorganizou o processo de apuração da eleição. Com utilização de urnas de lona e cédulas de papel e demora na divulgação do resultado, o vereador Wellington Oliveira (PSDB) pediu na última semana a anulação do processo por requerimento à SAS (Secretaria de Assistência Social).

Convocada a pedido da Casa para esclarecimentos, Alessandra relatou que muitas pessoas reclamaram que não estavam com o nome na lista divulgada pelo (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) nos locais de votação, mas que isso aconteceu porque o título poderia estar irregular, transferido após agosto ou porque a pessoa não estava no lugar correto de votação.

“Não teve erro, eram listas oficiais do TRE. Pode ter acontecido de as pessoas não terem se informado e procurado o local errado de votação. Não teve irregularidade no processo eleitoral”, afirmou.

O vereador Wellington afirmou ter recebido informações sobre as urnas terem ficado ‘em locais incertos’. “Também não concordo com servidores da SAS ajudando a agilizar a contagem de votos. Isso é inadequado. Corrobora com a falta de do processo”, afirmou.

Sobre os candidatos sub judice, o vereador discorda que tenham sido o motivo da demora na apuração e confusão no dia da eleição. “Uma vez judicializada essa questão, para mim se esgota o assunto nesse ponto de vista. Não se pode falar que as irregularidades ocorreram pelas liminares. Havia alternativas, como adiar o pleito”.

O parlamentar disse na tribuna que as justificativas apresentadas pela representante ‘não convenceram’. “Estamos falando de candidatos preparados, que por ironia de dois, três votos não foram eleitos”.

A vereadora Cida Amaral (PROS) acredita que outra eleição é gasto de dinheiro público em tempos de recessão. “O voto é construção. Não dá para agradar a todos. Infelizmente tivemos que retroceder e usar urnas de lona, mas parabenizo o Conselho. Conseguiu garantir as eleições. Sou contra a anulação, envolve muitos custos”.

Otávio Trad (PTB) afirmou que pela primeira vez as eleições tiveram a importância que sempre deveriam ter tido. “Tivemos erros por conta do despreparo, mas fazem parte do jogo”.

Reunião no MP

Enquanto não há decisão sobre anulação do processo, o vereador Wellignton agendou uma reunião nesta terça, às 14h, no MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) com a promotoria que acompanhou as eleições para verificar se existiram irregularidades no pleito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após reclamações, polícia faz ‘batida’ e barra atividades em bar chique de Campo Grande

eleição paranhos

TRE-MS rejeita recurso de candidato a prefeito do PT em Paranhos; confira como fica eleição

Vacinação

Defensoria Pública realiza plantão de vacinação contra a gripe neste sábado

Conselho Tutelar afirma que criança abandonada pela mãe não foi atropelada 

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Caiado critica Lula, Gleisi e dá ‘indiretas’ a Bolsonaro em lançamento de pré-candidatura

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Gravado em Campo Grande, curta-metragem mostra riqueza gastronômica de MS

Produção audiovisual mostra pratos criados no vento Circuito Gastronômico de Campo Grande'

MidiaMAIS

No ‘look’ para curtir show, fãs aguardam Matuê na Expogrande 2025

Segundo dia da Expogrande 2025 será marcado por shows de Matuê, Teto, Will e Brandão (30PRAUM)

Polícia

Homem é condenado a 5 anos por tentar matar Leonardo a tiros nas Moreninhas

Réu deverá cumprir a pena no regime semiaberto

Polícia

Estudante sofre preconceito devido à sua ascendência em supermercado na Vila Planalto

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil