Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na Câmara, Conselho Tutelar diz que candidatos na Justiça atrapalharam eleição

Representante da Comissão Eleitoral do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Alessandra Hartman alegou nesta terça-feira (15) na Câmara de Campo Grande que a inclusão de candidatos sub judice desorganizou o processo de apuração da eleição. Com utilização de urnas de lona e cédulas de papel e demora na divulgação do […]
Arquivo -
Alesandra Hartman
Alesandra Hartman

Representante da Comissão Eleitoral do (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Alessandra Hartman alegou nesta terça-feira (15) na Câmara de que a inclusão de candidatos sub judice desorganizou o processo de apuração da eleição. Com utilização de urnas de lona e cédulas de papel e demora na divulgação do resultado, o vereador Wellington Oliveira (PSDB) pediu na última semana a anulação do processo por requerimento à SAS (Secretaria de Assistência Social).

Convocada a pedido da Casa para esclarecimentos, Alessandra relatou que muitas pessoas reclamaram que não estavam com o nome na lista divulgada pelo (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) nos locais de votação, mas que isso aconteceu porque o título poderia estar irregular, transferido após agosto ou porque a pessoa não estava no lugar correto de votação.

“Não teve erro, eram listas oficiais do TRE. Pode ter acontecido de as pessoas não terem se informado e procurado o local errado de votação. Não teve irregularidade no processo eleitoral”, afirmou.

O vereador Wellington afirmou ter recebido informações sobre as urnas terem ficado ‘em locais incertos’. “Também não concordo com servidores da SAS ajudando a agilizar a contagem de votos. Isso é inadequado. Corrobora com a falta de transparência do processo”, afirmou.

Sobre os candidatos sub judice, o vereador discorda que tenham sido o motivo da demora na apuração e confusão no dia da eleição. “Uma vez judicializada essa questão, para mim se esgota o assunto nesse ponto de vista. Não se pode falar que as irregularidades ocorreram pelas liminares. Havia alternativas, como adiar o pleito”.

O parlamentar disse na tribuna que as justificativas apresentadas pela representante ‘não convenceram’. “Estamos falando de candidatos preparados, que por ironia de dois, três votos não foram eleitos”.

A vereadora Cida Amaral (PROS) acredita que outra eleição é gasto de dinheiro público em tempos de recessão. “O voto é construção. Não dá para agradar a todos. Infelizmente tivemos que retroceder e usar urnas de lona, mas parabenizo o Conselho. Conseguiu garantir as eleições. Sou contra a anulação, envolve muitos custos”.

Otávio Trad (PTB) afirmou que pela primeira vez as eleições tiveram a importância que sempre deveriam ter tido. “Tivemos erros por conta do despreparo, mas fazem parte do jogo”.

Reunião no MP

Enquanto não há decisão sobre anulação do processo, o vereador Wellignton agendou uma reunião nesta terça, às 14h, no MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) com a promotoria que acompanhou as eleições para verificar se existiram irregularidades no pleito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

vacina covid-19

Covid é principal causa de internação por síndrome respiratória no Rio

Últimas Notícias

Economia

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Os industriais estão nos Estados Unidos em uma comitiva liderada pela CNI

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido

Esportes

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

A noite foi especial também para Lucas Paquetá