Pular para o conteúdo
Cotidiano

Município é suspeito de ‘inflar’ salário de diretores com gratificações fictícias

Uma denúncia que foi enviada ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) aponta que diretores da rede municipal de educação de Ribas do Rio Pardo – a 97 km de Campo Grande – estariam recebendo um complemento nos salários correspondente a aulas dadas. Porém, servidora ouvida pelo Jornal Midiamax nega o fato. Entretanto, […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribas do Rio Pardo)
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribas do Rio Pardo)

Uma denúncia que foi enviada ao (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) aponta que diretores da rede municipal de educação de – a 97 km de – estariam recebendo um complemento nos salários correspondente a aulas dadas. Porém, servidora ouvida pelo Jornal Midiamax nega o fato.

Entretanto, por desempenharem a função de diretores escolares, esses profissionais não lecionam. A denúncia feita na Ouvidoria do MP fala em “fraude na folha de pagamento”.

De acordo com o documento, a verba extra que os diretores estariam recebendo viria do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). A denúncia também afirma que essa irregularidade teria a conivência da Prefeitura da cidade, e da secretaria de Educação do município.

“Fico indignado com essa pilantragem de complementar os salários dos diretores. Como os diretores não dão aulas, o valor pago como complementação sai do Fundeb irregularmente. Vários diretores de Escola estão nessa maracutaia e todos são coniventes com isso”, diz trecho relativo ao denunciante.

Em Ribas do Rio Pardo existem seis escolas municipais, Iracy da Silva Almeida, Mareide Monteiro de Lima, Balão Mágico, São Sebastião, Usina do Mimoso – Polo e Alcindo Vicente Ferreira. Não há confirmação, porém, se essa verba seria paga aos diretores das seis instituições.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e foi informada de que “até o momento não foi notificado oficialmente pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul sobre o fato. Após a notificação o município, através de sua Procuradoria Jurídica averiguará o teor da denúncia e se manifestar sobre o fato”.

Em contato com uma servidora, que preferiu não se identificar, ela confirmou o recebimento de uma gratificação, porém, negou que essa seja referente a aulas dadas, e sim ao cargo de diretor. “Essa gratificação vem de uma portaria pelo cargo da direção, por ser um cargo de confiança”, contou a funcionária.

O documento, protocolado no dia 25 de junho deste ano, ainda não foi repassada pelo PGJ (Procurador-geral da Justiça) Paulo Cesar dos Passos a nenhum promotor público. Isso é necessário devido a portaria publicada pelo MPMS que estabeleceu como regra que denúncias deste tipo, quem envolvam autoridades políticas, sejam distribuídas por Passos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo prorroga prazo de audiência e consulta pública da parceria público-privada do HRMS

De drogas em pote de cosmético a Mounjaro do Paraguai, encomendas dos Correios são apreendidas em Campo Grande

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Últimas Notícias

Cotidiano

Médico ‘não vê’ cálculo e libera paciente que esperou 12 dias por vaga no Hospital Regional

Segundo familiares, paciente aguardava cirurgia mas foi liberada por cirurgião após médico dizer que tomografia com contraste não apresentou cálculos

Polícia

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

João Vilela foi retirado durante um dos testemunhos a pedido de vítima sobrevivente

Le Blog Maria Antonia

Por dentro do jato de luxo do Catar oferecido ao presidente Donald Trump

Fotos do avião mais luxuoso do mundo, um ‘palácio voador’, que o Qatar deu de presente para Erdogan e que ofereceu agora ao governo americano. Não está claro se o avião passou por alguma alteração interna ou externa. O avião precisará de alterações adicionais para atender aos requisitos de aeronaves presidenciais, informou o The Wall … Continued

Famosos

Virginia Fonseca se pronuncia após depor na CPI das Bets: “Me senti acolhida”

Influenciadora agradeceu aos senadores e advogados por fazê-la se sentir "acolhida e respeitada"